Setecidades Titulo
Juiz respondeu ao CNJ
antes de ser afastado
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
09/06/2011 | 07:09
Compartilhar notícia


Ex-titular da 7ª Vara Cível de São Bernardo, Gersino Donizete do Prado quebrou o silêncio e afirmou que vai se pronunciar sobre as denúncias de concussão e corrupção passiva assim que for comunicado pelos tribunais. Ontem, porém, quando deu a declaração, o magistrado já havia sido procurado há pelo menos 15 dias pelo Conselho Nacional de Justiça, órgão que o investiga.

O juiz foi denunciado ao CNJ em 10 de abril por empresário de Santo André. Na reclamação disciplinar, o denunciante diz representar empresa que enfrenta crise financeira, é alvo de processo e vinha sendo explorada desde 2008.

As exigências do magistrado iam de propinas semanais de até R$ 5.000 a compra de artigos de luxo e contratação de serviços terceirizados indicados por ele à empresa. O caso foi revelado pelo Diário no sábado.

Em declaração rápida, Donizete do Prado afirmou que ainda não pode dar esclarecimentos sobre o caso, pois desconhece o conteúdo da queixa.

O ex-titular da 7ª Vara Cível disse também que deverá ser comunicado em breve pela Justiça, quando, então, virá a público se defender.

Se o juiz pretende mesmo cumprir o desejo que manifestou de dar as suas explicações sobre a acusação, já o poderia ter feito ontem.

Em documento de 27 de maio, ao qual o Diário teve acesso, assinado de próprio punho, e remetido à Corregedoria Nacional de Justiça, Donizete do Prado responde a pedido de informações para as investigações.

Na peça, o juiz denunciado esclarece que está apresentando as informações solicitadas, desqualifica as denúncias e se declara inocente.

O magistrado escreve confiar "na certeza de que a experiência" da corregedoria ditará "a solução adequada à espécie, devendo ser julgada totalmente improcedente a presente ‘reclamação disciplinar', arquivando-a."

O documento, que termina com as demonstrações de estima e consideração de praxe, começa com a citação de uma passagem da Bíblia: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus."

Afastamento

Donizete do Prado foi afastado da 7ª Vara Cível há uma semana e está oficialmente fora de suas funções até 30 de agosto. A determinação é do Órgão Especial do Tribunal de Justiça.

O juiz é prestigiado no Grande ABC e costuma aparecer em festas, inaugurações, eventos beneficentes, shows e sessões solenes.

Entre outros processos, o magistrado estava conduzindo a ação que pede a extinção do bairro Jardim das Oliveiras, que foi erguido sobre antigo lixão, além da reintegração de posse de centenas de famílias que ocupam área particular no Jardim Scaff.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;