Cultura & Lazer Titulo
Casas pré-hispânicas são encontradas no México
Das Agências
10/05/2007 | 17:12
Compartilhar notícia


Arqueólogos mexicanos descobriram casas pré-hispânicas em cavernas do norte do México, de aproximadamente mil anos de antiguidade, pertencentes a membros de uma tribo influenciada pela cultura chalchihuite, informou nesta quinta-feira o órgão governamental Inah (Instituto Nacional de Antropologia e História).

   

Segundo a agência Ansa, a descoberta ocorreu no estado de Durando, norte do país. As moradias pré-hispânicas estão em grutas que ficam em ladeiras, informou o diretor do Centro Inah-Durango, Alberto Ramírez, que acrescentou que as construções foram feitas com a técnica conhecida como "arquitetura de terra".

No interior foram encontrados pedaços de telhas de barro, pedras para moer, fragmentos de milho debulhado e pinturas rupestres. Descobertas semelhantes foram divulgadas no estado vizinho de Chihuahua, norte do país, onde também nasceu a cultura chalchihuite.

As cavernas ficam em Sierra Madre Ocidental, sete horas de Durango, capital do estado de mesmo nome, no município de Pueblo Nuevo.

Os arqueólogos encontraram no local cerca de dez estruturas "quase intactas por mãos de homens e pelo passar do tempo", descritas pelos especialistas como "verdadeiras obras-primas", com muros de adobe e reforço de palha e vigas de pinheiro trançadas com folha de palma.

Os moradores eram membros de uma comunidade de agricultores sedentários pouco desenvolvida que vivia da semeadura e da colheita de milho, além da caça. As cavernas foram queimadas antes de serem abandonadas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;