Cultura & Lazer Titulo
Sistema integra funções de celulares e palmtops
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
23/04/2001 | 18:39
Compartilhar notícia


Com um tiro só, a aliança Motorola/ Nextel quer atingir usuários de três equipamentos diferentes: celulares, palmtops e notebooks. Na semana passada, as empresas lançaram o aparelho i85s, que reúne aplicações de telefonia e computação móvel. Embora a idéia pareça um pouco pretensiosa, o telefone até que funciona bem. Contudo, assim como outros serviços oferecidos pela Nextel, o aparelho é voltado somente para o mercado corporativo.

O i85s combina em um único aparelho funções de computador de mão, o tradicional rádio bidirecional, mensagens de texto interativas no visor, acesso à Internet e chamadas telefônicas pelo sistema TDMA. A principal novidade do equipamento é sua plataforma, a K-Java, um software que permite ao usuário do pequeno telefone sem fio (o modelo mede 130 mm x 50 mm x 30 mm e pesa só 132 g) realizar funções de “gente grande”. É possível, por exemplo, submeter um relatório de despesas à aprovação do escritório remotamente, usar o rádio para manter contato com uma equipe de trabalho, marcar uma reunião ou, enquanto o usuário aguarda um embarque para vôo nas salas de espera dos aeroportos, aproveitar para checar e-mails, o que faz do i85s uma companhia indispensável para o workaholic.

“Com o K-Java será possível desenvolver cada vez mais aplicações para telefones portáteis, uma vez que se trata de um software de código-fonte aberto”, explica Marco Arruda, diretor de negócios da Motorola. “Por isso, acreditamos que esta nova plataforma terá futuro promissor entre os aparelhos portáteis.”

De fábrica, o modelo sai com poucos aplicativos: relatório de despesas e calculadora. Mas o usuário poderá carregar novas aplicações no i85s pela rede Nextel de transmissão de dados (Nextel Online), diretamente no site www.motorola.com . Usando pacotes de transmissão, a infra-estrutura Nextel permite um serviço de acesso Wap conectado ininterruptamente à Internet.

Embora seja indicado para o mercado corporativo, curiosamente o modelo também traz como item de série o game Borkov, desenvolvido pela Sega – o que faz dele, de certa forma, um aparelho “quatro em um”.

“As aplicações do i85s permitem comunicação eficiente e condução dos negócios com grande produtividade”, afirma Alexis Mozarovski, presidente da Nextel no Brasil. “Nossos clientes podem receber e enviar informações facilmente, sentindo-se seguros de que, mesmo estando longe do escritório, poderão comandar os negócios de forma eficiente.”

Quanto às funções de PC, o i85s pode transferir arquivos, rodar editores de texto, mandar e receber e-mails com arquivos anexados (por enquanto, somente figuras e formulários), automatizar a equipe de vendas, distribuir formulários eletrônicos, fazer acompanhamento de estoques, acessar redes corporativas de forma segura, reconhecer documentos por assinatura digital e realizar transações financeiras.

A transferência de dados, que trabalha à modesta velocidade de 22 kbps, é criptografada em 128 bits, a chave mais segura para tráfego de informações conhecidas atualmente – e, até o fechamento dessa edição, não quebrada por nenhum hacker.

Como características adicionais, o i85s possui funções de discagem por comando de voz, gravador para registro de chamadas recebidas ou para anotações verbais e uma variedade de acessórios, como o teclado portátil para facilitar a digitação de textos, que terá preço sugerido em torno de US$ 100.

O slogan do i85s é “ele simplesmente faz tudo”, mas pelo preço de R$ 799. A rede Nextel Online irá funcionar a partir de junho, mas o aparelho já está a venda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;