Setecidades Titulo
Centro reúne 32 anos de história do Imes
Sérgio Saraiva
Da Redaçao
05/08/2000 | 17:13
Compartilhar notícia


Toda a história dos 32 anos do Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior), agora transformado em Centro Universitário, começou a se tornar acessível neste sábado com a inauguraçao de seu Centro de Documentaçao e Memória. A iniciativa é pioneira no Grande ABC. Neste período, a instituiçao formou mais de 11 mil profissionais em seus diversos cursos.

Na primeira fase do projeto, a história da instituiçao será contada por pelo menos 60 ex-alunos e professores que registraram suas histórias em vídeo. Segundo o organizador do acervo, professor Oscar Garbelotto, foram necessários dois anos de trabalho para reunir o material. Outras entrevistas estao previstas e serao adicionadas à videoteca.

A grande expansao do campus do Imes, que hoje ocupa um quarteirao inteiro, foi fartamente documentada em fotos. Uma das preciosidades do acervo de imagens sao os flagrantes do trabalho do escultor Agenor dos Santos, autor da estátua de Sao Pedro de 12 m e 20 cm de altura e pesando 31 toneladas, fixada desde 1975 na frente do prédio principal. Uma das fotos mostra a árvore que seria cortada, no Paraná, para ser transformada em símbolo da instituiçao.

Por meio de terminais de computador, todos conectados com o servidor do Imes, os pesquisadores vao encontrar também as fotografias de todas as formaturas realizadas desde 1968, ano em que a instituiçao foi fundada. O resgate da memória nao está reservado somente para os atos solenes. Praticamente todas as festas e comemoraçoes - incluindo os trotes aplicados nos bichos - organizadas pelo Diretório Acadêmico Catorze de Outubro, também estao registradas.

De acordo com Garbelotto, a segunda fase do projeto vai tornar disponível, sempre por meio dos terminais do Imes, praticamente toda a documentaçao do antigo instituto, incluindo o histórico escolar de todos os alunos que passaram pela instituiçao. "Os dados poderao ser consultados por alunos, professores e pela populaçao em geral, já que os documentos sao de acesso público."

Entre os documentos já disponíveis está o conjunto de reportagens publicadas pelo antigo News Seller, que originou, em 9 de maio de 1968, o Diário, assim como várias publicaçoes dedicadas ao Imes. "Periodicamente, pretendemos fazer exposiçoes temáticas com as imagens e documentos do acervo", finalizou Garbelotto.

Reitoria - Com a posse, ontem, do professor Laércio Baptista da Silva como primeiro reitor, a nova estrutura da instituiçao foi consolidada. A reitoria se encarregará da direçao didática do centro universitário, enquanto a administraçao vai permanecer com a entidade mantenedora, o próprio Imes. Após a solenidade de posse do primeiro reitor de sua história, a instituiçao inaugurou as dependências da reitoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;