Setecidades Titulo
Mulheres grávidas podem e devem fazer exercícios
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
25/01/2003 | 18:42
Compartilhar notícia


As mulheres que pretendem engravidar e praticar exercícios físicos devem começar o treinamento antes da gestação. A atividade é sempre recomendada por médicos, mas, para enfrentar um programa de condicionamento físico diário, a futura mãe deve já estar acostumada com treinamentos intensos. “As sedentárias não devem abusar do esforço físico. Quem começa a praticar esportes no sexto mês de gravidez, por exemplo, não deve esperar grandes resultados. O ideal é que a mulher programe a gravidez e se condicione previamente”, disse o ginecologista obstetra e auxiliar de ensino da Faculdade de Medicina do ABC Fernando Sansone.

O exercício tem sempre de impedir o aumento da temperatura corpórea e, por isso, os especialistas costumam indicar a hidroginástica. Na água, o impacto muscular é menor. O trabalho físico ajuda a lidar com a sobrecarga do corpo, com a postura correta e ainda ajuda a prevenir o parto prematuro.

Depois do nascimento, a recomendação é de dois meses de espera para quem passou por cesariana. “A atividade deve variar de leve a moderada, como uma aula de hidroginástica três vezes por semana ou caminhadas de 40 minutos quatro vezes por semana.” Não há restrições para ginástica aeróbica, que apenas deve ser evitada no primeiro e último mês da gestação. Apesar de as aulas não serem proibidas para as gestantes, os professores costumam preparar programas especiais para elas, com menos carga e exercícios aeróbios mais brandos.

Malhação – Aos sete meses de gravidez, a professora de educação física Joyce Regina da Rocha Santos, 32 anos, e a advogada Ádrima Cruz, 28, não pensam em interromper o treinamento até a véspera do parto. “Sempre fiz natação e agora também tenho aulas de hidroginástica. Não me sinto inchada ou cansada. Estou mais disposta”, disse Ádrima, da academia Peixinho Dourado, em Mauá.

“Durante toda a gravidez, a ginástica me ajudou a controlar o peso e a não ter problemas com postura. Também não tive enjôos. Acho interessante que mulheres não-sedentárias diminuam o ritmo das atividades, mas elas não devem deixar os exercícios de lado”, disse a professora Joyce, da Acquaplay, em Santo André. Até os três meses, Joyce dava aulas de Body Combat – aula que simula golpes de artes marciais e que exige muito esforço físico. Agora dá aulas para gestantes e prefere que essas mulheres trabalhem exercícios semelhantes aos usados na ginástica para terceira idade. “Não acho que é interessante se exercitar só por causa da gravidez. Uma mulher sedentária, por exemplo, deve abusar da caminhada ou fazer hidro de baixo impacto.”

Sobre os benefícios, a professora garante que o gasto calórico beneficia o peso do bebê. “Mães que gastam até duas mil calorias por semana proporcionam um ganho de até 600 gramas no peso inicial do bebê.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;