Cultura & Lazer Titulo
Teatro do Asfalto é atração no Municipal de Mauá
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
08/10/2003 | 19:33
Compartilhar notícia


Espetáculo-depoimento, Osvaldo Raspado no Asfalto retorna nesta quinta-feira ao Grande ABC. O Teatro de Asfalto, grupo formado no âmbito da ELT (Escola Livre de Teatro), de Santo André, apresenta a peça nesta quinta-feira, sábado e domingo no Teatro Municipal de Mauá. Concebida sob processo colaborativo, a montagem tem a assinatura de Antônio Rogério Toscano, Claudia Schapira, Juliana Monteiro, Georgette Fadel e Gustavo Kurlat na direção. Toscano responde pela dramaturgia.

Com lirismo e humor, mas sem tintas panfletárias, Osvaldo Raspado no Asfalto investe na marginalidade urbana. O texto cruza trajetórias de moradores de rua sem idealizá-los nem detratá-los, mas com contundência. A fim de construir o espetáculo, os atores partiram para a pesquisa de campo que os levou a catadores de papelão, famílias sem-teto e mendigos. O ponto de vista adotado, portanto, é o dos inúmeros osvaldos que se espalham pelas ruas da metrópole.

A direção é, ao mesmo tempo, compartilhada e segmentada. “Uma característica da ELT (onde o espetáculo nasceu) é o trabalho em equipe. Cada um (dos diretores) cuidou de uma área específica, mas opinaram de uma maneira tão forte que todos assinaram a direção”, diz Kurlat, responsável pela música. Georgette ficou com encenação e interpretação e Juliana, com o trabalho de corpo. Claudia trabalhou com a pesquisa de campo e Toscano, com a dramaturgia.

As músicas foram compostas pelos atores. “Fui professor deles durante todo o percurso deles na ELT e consegui uma coisa bacana: estimula-los a compor”, afirma Kurlat, que subscreve os arranjos vocais e instrumentais. O elenco usa instrumentos não convencionais, coerentes com o que há nas ruas.

Bárbara Zampol, Camila Cristina, Carlos Michelon, Dadá Cordeiro, Diógenes Neves, Eduardo Emydio, Érica Coreliano, Felipe Gomes Moreira, Flávio Oliveira, Jorge Pezzolo, Márcia Araújo, Roberta Garcia e Renata Soarez são os osvaldos em cena.

Osvaldo Raspado no Asfalto esteve no mês passado no Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente), interior de São Paulo, de onde saiu premiado: segundo melhor espetáculo, ator (Eduardo Emydio), música original e melhor equipe.

Osvaldo Raspado no Asfalto – Teatro. Dramaturgia de Antônio Rogério Toscano. Direção de Antônio Rogério Toscano, Claudia Schapira, Juliana Monteiro, Georgette Fadel e Gustavo Kurlat. Com o Teatro de Asfalto. Quinta-feira e sábado, às 20h30, e domingo, às 20h. No Teatro Municipal de Mauá – r. Gabriel Marquês, s/nº, Mauá. Tel.: 4555-0086. Ingr.: R$ 6.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;