Setecidades Titulo
Visitantes do Butantan já podem tocar as cobras
Simão Zygband
Do Diário do Grande ABC
22/09/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


O Instituto Butantan, em São Paulo, estreou na última quinta-feira um serviço que garante aos visitantes a possibilidade de manusear cobras. E a novidade foi um sucesso. Durante uma hora, mais de 200 pessoas puderam segurar os répteis que, em geral, causam grande medo e repulsa no público. A experiência ocorrerá sempre às quintas-feiras, das 14h30 às 15h30.

A iniciativa, do Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan, pretende diminuir o preconceito e o medo das pessoas em relação às serpentes. E aparentemente obteve êxito. “Tivemos de encerrar a atividade bem no horário previsto para não estressar os animais”, conta o pesquisador Otávio Marques, um dos autores do projeto.

Para que elas não fiquem estressadas, estão sendo utilizadas cinco cobras de duas espécies não peçonhentas – a falsa-coral e a dormideira. “Estresse não significa que a cobra vá atacar o visitante. Apenas que fica incomodada com o excesso de manipulações”.

Marques diz que a idéia do projeto é “desmistificar as aversões e romper as barreiras que existem contra as serpentes”. Entretanto, alerta: “Elas devem ser manipuladas apenas no Butantan e jamais na natureza. Em seu habitat natural, elas devem ser evitadas”.

Diante da grande procura que ocorreu no primeiro dia, o pesquisador solicita que as escolas agendem as visitas com antecedência. Para isso, devem ligar para o telefone 3726-7222, ramal 2135, e marcar com Ana Barbosa ou Vivian. O Instituto Butantan fica na Avenida Vital Brasil, 1.500, Butantã, São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;