Cultura & Lazer Titulo
Próxima parada
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
01/06/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


Amantes da arte têm a partir de hoje chance sem par de presenciar diversas manifestações que cobrem a cultura brasileira com o lançamento dos roteiros do Circuito Sesc de Artes, que abre programação hoje, em Santo André. Todas as atividades são gratuitas.

São duas programações distintas, uma que passeia por Santo André (hoje), São Bernardo (amanhã), Ribeirão Pires (dia 3) e Rio Grande da Serra (dia 4); e outra que irá para São Caetano (dia 8), Mauá (dia 10) e Diadema (dia 11). (Veja quadro abaixo).

As caravanas contemplam grupos e artistas de teatro, música, circo, dança, artes visuais, literatura e artemídia. Oficinas integram o roteiro, cuja missão é democratizar o acesso à arte e quebrar a rotina das pacatas praças e parques pelos quais passarão, intervindo no espaço público e fidelizando os consumidores dessas manifestações.

Os destaques ficam para a programação musical, que fecha o evento nas sete cidades. No roteiro andreense, a atração é Quinteto em Branco e Preto e Rappin' Hood, cujo show promete uma generosa dose de samba misturada à pitadas de rap.

Já da parte são-caetanense, a Orquestra Contemporânea de Olinda é quem sobe ao palco. O grupo, que é dos mais conceituados da cena pernambucana, une aos tradicionais ritmos do Estado nordestino - o frevo, o maracatu, o coco e o baião - o groove latino e afro beats, em modernas releituras de clássicos e composições originais.

Teatro traz como opções 'A Pereira da Tia Miséria', do Núcleo Ás de Paus, do Paraná, e 'Negrinho do Pastoreio', do Grupo Oigalê, que vem do Rio Grande do Sul. A primeira peça resgata tradicional conto espanhol que fala de fome, miséria e morte. A segunda conta a vida do escravo que é torturado pelo seu senhor porque perdeu uma corrida de cavalos, e desde então passou a ser conhecido como buscador das coisas perdidas.

PARTICIPAÇÃO
Interessante é a performance 'É Crédito Ou Débito?', em que artistas e públicos negociam a troca, compra ou venda de conversas, gestos, textos ou objetos simbólicos, discutindo a sociedade de consumo e o mercado da arte. O videorrepórter é outra ferramenta participativa. Percorrendo os pontos de parada, um cinegrafista registra e entrevista o público do evento, reunindo informações sobre os hábitos culturais dos moradores da cidade. Ao fim do dia o material é editado e exibido em telão.

Destaques

SANTO ANDRÉ, SÃO BERNARDO, RIBEIRÃO PIRES E RIO GRANDE DA SERRA
Hoje em Santo André (Praça do Carmo); amanhã em São Bernardo (Parque Salvador Arena - Avenida Caminho do Mar, 2.980); dia 3 em Ribeirão Pires (Praça Central Ernest Solvay); e dia 4 em Rio Grande da Serra (Parque dos Ipês - Avenida Santa Tereza)

Artes Visuais - Jogo Acervo Sesc de Arte Brasileira e Lambe-Lambe Digital - às 14h.
Performance - É Crédito Ou Débito - às 14h.
Literatura - Manual de Invenção - às 14h.
Circo - Semi-Breve - às 16h em Santo André e às 16h30 nas outras cidades.
Dança - Zambo - às 17h em Santo André e às 15h30 nos outros locais.
Teatro - A Pereira da Tia Miséria - às 18h.
Artemídia - Ela Só, Pensa Naquilo e Videorrepórter - às 20h em Santo André e às 19h nos outros locais.
Música - Quinteto em Branco e Preto e Rappin' Hood - às 20h30 em Santo André e às 20h nos outros locais.

SÃO CAETANO, MAUÁ E DIADEMA
Dia 8 em São Caetano (Praça Cardeal Arcoverde); dia 10 em Mauá (Praça 22 de Novembro) e dia 11 em Diadema (Praça da Moça)

Artes Visuais - Jogo Acervo Sesc de Arte Brasileira, Câmera Ambulante - às 15h.
Performance - É Crédito Ou Débito? - às 15h30.
Circo - Uma Surpresa para Benedita - às 16h30.
Literatura - Canto a Canto - às 17h.
Dança - O Corpo é a Mídia da Dança - às 18h.
Teatro - Negrinho do Pastoreio - às 19h.
Artemídia - Caixa Prego - às 19h.
Especial - Videorrepórter - às 20h.
Música - Orquestra Contemporânea de Olinda - às 20h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;