Setecidades Titulo Identificado
DNA confirma que é de Lucas corpo achado no Parque do Pedroso

Adolescente, que morava em Santo André, estava desaparecido desde 12 de novembro

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
29/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O resultado do exame de DNA realizado no corpo encontrado na Represa Billings, no Parque do Pedroso, no bairro Parque Miami, em Santo André, em 15 de novembro, confirmou que é o adolescente Lucas Eduardo Martins dos Santos, 14 anos. O jovem estava desaparecido desde a madrugada do dia 12 de novembro, quando foi visto pela última vez na favela do Amor, onde morava com a família.

O delegado seccional de Santo André, Francisco José Alves Cardoso, afirmou que ainda não foi definida a causa da morte, mas que provavelmente tenha sido afogamento, uma vez que não há sinais de violência no corpo. “A investigação não estava parada, mas agora vamos poder avançar. Temos um corpo e serão necessárias várias diligências para apurar o que aconteceu”, citou. O exame foi feito com material genético retirado do cadáver e com DNA cedido por um dos irmãos do menor.

Outro exame ainda está sendo realizado pela Polícia Científica para identificar se é de sangue uma mancha localizada na viatura prefixo M4222 envolvida no caso. Desde o dia 15 de novembro, dois policiais militares do 41º Batalhão estão afastados do trabalho nas ruas e respondem a IPM (Inquérito da Polícia Militar).

Ouvidor da PM, Benedito Mariano afirmou que tem acompanhado de perto o caso e que, agora, a investigação deixa de ser sobre um desaparecimento para apurar as causas de um homicídio. “O laudo necroscópico será fundamental para que seja identificada a causa da morte”, pontuou. O documento não tem prazo para ser concluído, conforme a polícia.

Integrante do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos), Ariel de Castro Alves destacou que as investigações precisam esclarecer quem são os responsáveis pelo desaparecimento e assassinato do jovem. Igor Alves Teixeira, irmão do adolescente, afirmou que quer justiça e classificou o que ocorreu com seu irmão como “uma covardia”.

Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) confirmou que o exame de DNA elaborado pela Polícia Científica foi concluído ontem e encaminhado às autoridades. “Todas as circunstâncias relativas aos fatos seguem em apuração pela Polícia Civil, assim como o IPM instaurado pela Polícia Militar”, relatou o comunicado.

ENTENDA O CASO
Lucas saiu da casa de uma tia, por volta de 1h30 do dia 12, na favela do Amor, região da Vila Luzita, em Santo André. Foi até a casa onde vive com a família, na mesma comunidade, e saiu para comprar refrigerante em um bar. Não foi mais visto desde então.

Segundo boletim de ocorrência registrado no 6º DP (Vila Mazzei), a família deu falta do garoto após PMs (Policiais Militares) baterem no portão da residência perguntando quem vivia lá. Um morador de rua teria afirmado que viu os agentes batendo em uma pessoa em área próxima ao local de desaparecimento, mas não soube precisar se seria Lucas. A mãe do adolescente declarou que teria ouvido o garoto responder “eu moro aqui”.

Justiça autoriza que mãe do garoto saia da prisão para acompanhar velório

Os advogados que acompanham o caso do adolescente Lucas Eduardo Martins Santos conseguiram autorização da Justiça para que a mãe do jovem, Maria Marques Martins dos Santos, acompanhe o velório e sepultamento do filho.

Maria foi presa em 19 de novembro, quando compareceu ao setor de homicídios de Santo André para participar da tentativa de reconhecimento de um dos policiais que estão afastados do serviço nas ruas por suspeita de envolvimento no desaparecimento do menor.

A mulher havia sido condenada por tráfico de drogas e constava como foragida desde 2017. A Comissão de Igualdade Racial da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André chegou a contestar a legalidade do procedimento e alegou que Maria foi tomada por forte comoção com a voz de prisão, prejudicando o reconhecimento do policial. Maria está detida no presídio de Santana. O corpo de Lucas ainda vai ser submetido a nova perícia para determinar a causa de sua morte. O velório só deve ocorrer amanhã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;