Setecidades Titulo Santo André
UBS do Parque Miami ampliará atendimento em 20% após reforma

Equipamento de saúde recebe 15 mil moradores ao mês; conclusão das obras está programada para ocorrer em junho do próximo ano

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
29/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Alex Cavenha/PMSA


A reforma da unidade de saúde do Parque Miami, em Santo André, que vai transformar o equipamento em uma clínica da família, deve aumentar o atendimento em 20%. Atualmente, são tratadas 15 mil pessoas ao mês.

A reforma, que vai durar seis meses e consumir R$ 1,8 milhão, a partir de 9 de dezembro, vai revitalizar toda a parte estrutural do imóvel e também promover o aumento no número das equipes da ESF (Estratégia Saúde da Famlia) de quatro para seis. A unidade também vai contar com mais um dentista e uma nova cadeira odontológica, ampliando a cobertura da saúde bucal na região. O equipamento funciona das 7h às 21h e integra o programa Saúde na Hora, do governo federal.

A assinatura da ordem de serviço para a reforma ocorreu na tarde de ontem, na própria unidade. A última intervenção realizada no equipamento foi em 2005 e são visíveis as marcas do tempo. O telhado sofre com rachaduras e vazamentos e, com isso, são muitos os baldes espalhados pelos corredores para aparar as goteiras. Os atendimentos não serão interrompidos durante as intervenções. “A população pode esperar o padrão Qualisaúde chegando ao Parque Miami, uma unidade informatizada, ampliada, com instalações apropriadas, porque o que a gente está vendo aqui não tem condições”, afirmou o prefeito Paulo Serra (PSDB).

A administração também trabalha para repor um médico generalista para completar uma das ESFs. O secretário de Saúde, Marcio Chaves, explicou que, após a saída dos médicos cubanos que integravam o programa Mais Médicos, em novembro do ano passado, tornou-se difícil repor os profissionais de unidades mais periféricas. “Estamos discutindo a reclassificação dos salários para que seja possível essa reposição”, afirmou o gestor.

Paulo Serra reconheceu que a unidade é uma das mais deterioradas do município e que as obras só não começaram antes porque era preciso requalificar, primeiro, os serviços de urgência e emergência do município.

EQUIPES
Durante a vistoria na unidade de saúde do Parque Miami, o secretário de Saúde, Márcio Chaves, afirmou que a cidade perdeu o credenciamento de diversas equipes da ESF pela demora nas gestões anteriores em contratar médicos, enfermeiros e agentes de saúde.

“Tínhamos 138 equipes credenciadas e isso foi perdido. Agora, estamos trabalhando para retomar o programa”, explicou. A cidade conta, atualmente, com 52 equipes ativas, mas já existem outras 51 credenciadas aguardando contratação de pessoal. “Queremos chegar ao número de 138”, concluiu Chaves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;