Setecidades Titulo
Chuva castiga mais São Caetano
Márcia Pinna Raspanti
e Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
07/04/2002 | 19:30
Compartilhar notícia


A forte chuva de sábado à noite provocou muitos problemas para os moradores de São Caetano. Algumas placas do forro do supermercado Coop no bairro Barcelona caíram dentro da loja e assustaram as pessoas que estavam na unidade. “As calhas não deram conta da grande quantidade de granizo e chuva. A água transbordou e molhou as placas, que ficaram pesadas e caíram. Ninguém se machucou, foi só o susto”, disse o gerente de Manutenção e Obras da empresa, Ricardo Rodrigues Franco. Em Santo André, uma casa teve parte de sua estrutura destruída. Mauá não registrou pontos de alagamento, mas uma chuva de granizo destruiu a cobertura de um ponto de táxi; em algumas ruas, ficaram montes de gelo. Ninguém ficou ferido.

A casa da professora Helena Isaura Vila Finco, na rua Flórida, também no bairro Barcelona, em São Caetano, foi invadida pela água barrenta da chuva, que chegou a meio metro de altura. “Não sei ainda qual será o prejuízo, mas estragou quase tudo”, disse. A água atingiu móveis, eletrodomésticos, roupas e material escolar que estavam nos armários. “Tivemos de dormir na casa de amigos.”

Segundo Helena, a Defesa Civil da cidade foi acionada, mas ninguém foi até o local verificar a situação. “Liguei para a Defesa Civil, para o Departamento de Obras da Prefeitura e para o 199 (SOS Cidadão), mas ninguém fez nada”, disse.

Outra rua do bairro Barcelona fortemente atingida pela chuva foi a Alegre, que chegou a ser interditada por conta de uma cratera aberta no lugar de uma boca-de-lobo. “A água subiu muito rápido. O grande problema é que o córrego, no final da rua, recebe todo o lixo da avenida (Dom Pedro II, em Santo André), e isso entope os bueiros”, disse Antônio Anunciato.

No bairro Cerâmica, moradores da rua Teodoro Sampaio se sentiram prejudicados com uma obra em andamento na Escola Estadual Joana Motta, que fica na esquina da rua com a Espírito Santo. “Como a obra fica na parte de cima da rua, a enxurrada trouxe muito barro para baixo, que se acumulou e invadiu minha casa. Perdi muita coisa”?, disse Regina Tejada.

Outro problema que afetou o município foi a queda de árvores, principalmente no bairro Olímpico. Segundo a Defesa Civil, foram mais de 20 ocorrências registradas. Uma das mais graves foi na avenida Vital Brasil, que danificou parcialmente a grade que circunda o ginásio poliesportivo da escola Sylvio Romero.

Santo André – De acordo com o Corpo de Bombeiros, os bairros mais atingidos pela chuva de sábado foram o Campestre, Valparaíso e Centro, onde houve vários pontos de alagamento. Na rua Grã-Bretanha, na Vila Príncipe de Gales, a casa de Maria Regina Rodrigues Mendes teve parte de sua estrutura destruída por conta do volume e da força da água que se acumulou no quintal da casa que dá fundos para a sua, na rua Cananéia.

Segundo a família, a água destruiu a parede entre as duas casas, invadiu os cômodos e estourou a parede da sala, arrastando móveis, eletrodomésticos e roupas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;