Setecidades Titulo
Arte antigrafite toma as escolas do Grande ABC
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
01/12/2001 | 16:00
Compartilhar notícia


Alunos e professores fizeram parcerias com grafiteiros e coloriram os muros de duas escolas estaduais da região. Como resultado, a EE Reverendo Simão Salém, no bairro Sacadura Cabral, em Santo André, e a EE Maurício Antunes Ferraz, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, modificaram seu aspecto externo com a divulgação de mensagens sobre paz e cidadania, além de reproduções de obras de artistas consagrados. A iniciativa, comum em escolas com histórico de pichações e depredações de seus prédios – como é o caso das duas unidades –, visou aumentar a integração com a comunidade e diminuir esses tipos de ocorrência.

“Nossa intenção foi estimular os alunos a exercer e discutir questões como cidadania e voluntariado e fazer com que garotos da comunidade, que costumam fazer pichações e em muitos casos são ex-alunos, participassem dessa melhoria”, afirmou a diretora da EE Reverendo Simão Salém, Rosana Perencin.

Membros da APM (Associação de Pais e Mestres) da unidade fizeram um rateio e levantaram R$ 500, utilizados para comprar as tintas utilizadas na pintura dos muros. A escola, que tem 520 alunos do ensino fundamental, realizou um concurso entre os estudantes para escolher os melhores trabalhos. E as crianças reproduziram quadros de artistas como Volpi, Tarsila do Amaral e Picasso. “Tiramos (ato de passar para as imagens os muros) os grafites dos trabalhos que os alunos fizeram. Ficou muito melhor agora, sem a pichação”, disse o grafiteiro Alberto Guerra, ex-aluno da unidade.

Já na EE Maurício Antunes Ferraz, em São Bernardo, o projeto envolveu também a doação de alimentos por parte dos estudantes – foram arrecadados, entre outras coisas, 100 pacotes de fraldas, 25 kg de arroz e dez latas de óleo. O material será doado a uma entidade de assistência a crianças portadoras do vírus HIV.

“O tema para o nosso grupo era Brasil e meio ambiente. Pintamos um coqueiro com as palavras ‘paz’ e ‘cultura’ e um homem fazendo um grafite”, afirmou Victor Bertucci Silva, 13, do grupo vencedor do concurso que elegeu os melhores trabalhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;