Cultura & Lazer Titulo
Filme sobre Che, 'Diários de Motocicleta', disputa Oscar francês
Do Diário OnLine
Com AFP
24/01/2005 | 18:06
Compartilhar notícia


O longa-metragem 'Diários de Motocicleta', do brasileiro Walter Salles, recebeu nesta segunda-feira mais uma indicação para um prêmio no exterior, desta vez, para o 'César' de melhor filme estrangeiro. Considerado o Oscar do cinema francês, a 30ª cerimônia está prevista para o dia 26 de fevereiro.

A história da viagem de Che Guevara pela América Latina, concorre com mais quatro filmes indicados na mesma categoria: '21 gramas', do mexicano Alejandro González Iñárritu; 'Brilho Eterno de uma mente sem lembranças', de Michel Gondry; "Fahrenheit 9/11", de Michael Moore; e "Encontros e desencontros", de Sofia Coppola.

Os prêmios são concedidos pela Academia Francesa de Artes e Técnicas de Cinema, que anuncia a escolha a partir da votação de cerca de 3,4 mil dos seus membros, profissionais da sétima arte. Esta edição será apresentada pela atriz francesa Isabelle Adjani e pelo ator americano Will Smith, que receberá um 'César' de menção Honrosa.

O favorito da noite, como não poderia deixar de ser, é uma produção francesa, "Un long dimanche de fiançailles", de Jean-Pierre Jeunet, diretor do famoso "Amélie Poulain", que recebeu doze indicações. Logo em seguida, vêm "Les Choristes", de Christophe Barratier, e "36, Quai des Orfèvres", com oito indicações cada um.

A atriz chinesa Maggie Cheung ('Clean') concorre com as francesas Emmanuelle Devos ('Rois et Reine'), Yolande Moreau ('Quand la mer monte'), Audrey Tautou ('Un long dimanche de fiançailles') e Karin Viard ('Le rôle de sa vie') pelo prêmio de melhor atriz.

São candidatos ao 'César' de melhor ator Mathieu Amalric ('Rois e Reine'), Daniel Auteuil ('36, Quai des Orfèvres'), Gérard Jugnot ('Les Choristes'), Benoît Poelvoorde ('Podium') e Philippe Torreton ('L'Equipier').

'Diário de prêmios e indicações' – O filme do diretor brasileiro Walter Salles (o mesmo do 'Central do Brasil') recebeu 13 indicações e conquistou dois prêmios, entre eles o 'Ecumênico do Júri', no Festival de Cannes e o 'Prêmio do Público', no Festival de San Sebástian.

O vasto currículo do longa-metragem registra uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, sete indicações ao Bafta (premiação da Academia de Cinema Britânico), nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Ator (Gael García Bernal), Melhor Ator Coadjuvante (Rodrigo de la Serna), Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado, além de mais três indicações ao 'Independent Spirit Awards', nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator Estreante (Rodrigo de la Serna) e Melhor Fotografia.

O saldo de indicações não pára por aí. 'Diários de Motocicleta' também foi indicado ao 'European Film Awards' na categoria de Melhor Filme Não-Europeu e ao 'Goya' de Melhor Roteiro Adaptado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;