Setecidades Titulo Mulheres de Peito
Carreta da mamografia estaciona em Ribeirão Pires

Equipamento estadual ficará entre os dias 5 e 13 de novembro no Centro da cidade

Do Dgabc.com.br
30/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Ribeirão Pires receberá, depois de um ano, nova estadia da carreta da mamografia do governo do Estado, que oferece exames gratuitos como prevenção ao câncer de mama. O veículo do Programa Mulheres de Peito ficará estacionado, entre os dias 5 e 13 de novembro, na Rua João Domingues de Oliveira, altura do número 48, Centro da cidade. A meta é ofertar diagnóstico a pelo menos 375 moradoras – o município tem fila de espera de 120 pacientes pelo procedimento.

O serviço funciona, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, no sábado, das 9h às 13h. São ofertadas 25 senhas no período da manhã e outras 25 senhas no período da tarde. O resultado da mamografia será disponibilizado na própria carreta – em torno de quatro dias após a realização do procedimento.

Mulheres com menos de 50 anos poderão realizar o exame mediante a apresentação de pedido médico – pode ser do SUS (Sistema Único de Saúde) ou de rede particular. Acima de 50 anos, as moradoras podem fazer a mamografia sem a necessidade da guia médica.

Nos dias 14 e 16 de novembro, serão disponibilizados exames de ultrassom para casos em que houver alteração na mamografia. Ao fim da campanha, os resultados que não forem retirados na carreta poderão ser acessados na UBS (Unidade Básica de Saúde) Central da cidade – Rua Aurora, 61.

Conforme a administração do prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB), o projeto estadual complementa as ações desenvolvidas pela Prefeitura dentro do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Até amanhã, profissionais da Secretaria de Saúde promovem ações de conscientização gratuitas, além de mutirões de exames – mamografia e transvaginal – na rede municipal.

A carreta da mamografia vem ao município atendendo solicitação da deputada estadual Carla Morando (PSDB). Conforme ela, a iniciativa é essencial para ajudar a identificar o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Descobrir o problema logo no início facilita e ajuda no tratamento, permitindo mais qualidade de vida para essas mulheres. Assim que assumi o cargo, tracei como objetivo levar a carreta para todo o Grande ABC.”

ACESSO

A mamografia é recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos. No Grande ABC, o número de exames do tipo realizados nos sete primeiros meses do ano teve queda de 16% na comparação com o mesmo período de 2018, embora a população feminina a partir dos 40 anos tenha aumentado 2,17%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;