Esportes Titulo
Senderos, a jovem esperança suiça para o Mundial
Da AFP
13/05/2006 | 17:21
Compartilhar notícia


Philippe Senderos, zagueiro central do Arsenal, onde é comparado com seu famoso antecessor Tony Adams, encarna por seu talento precoce as esperanças da Suíça no Mundial-2006 de futebol na Alemanha.

Senderos ascendeu no futebol com uma velocidade impressionante, em uma posição que requer experiência. Após a sua estréia com 16 anos na primeira divisão suíça, com 19 na Premier League, participará aos 21 anos do seu primeiro Mundial.

O suíço foi um elemento essencial para o êxito europeu do Arsenal. Em Londres, tem a confiança total do técnico Arsene Wenger, após uma primeira temporada marcada por contusões em sua chegada, vindo do Servette de Genebra em 2003.

O ex-capitão da seleção suíça campeã da Europa sub-17 em 2002 fez valer o seu sentido de colocação, sua antecipação e seu jogo aéreo. A desconcentração em alguns momentos importantes pode ser considerada como um ponto fraco.

"Tento sempre dar o melhor de mim", disse recentemente à AFP. "Ainda estou aprendendo, sou jovem e às vezes cometo erros e aprendi com eles. No futuro vou cometer outros e aprenderei. É assim, e todo mundo passa por isso".

"Philippe está totalmente concentrado e comprometido com o jogo", constata Wenger. "Deve-se levar em consideração que tem apenas 21 anos, mas que não tem medo de jogar e pede a bola. Possui uma técnica muito eficaz com os dois pés e quer sempre aprender. É bom no jogo aéreo e forte fisicamente".

Filho de um pai espanhol, torcedor do Real Madrid, e de uma mãe sérvia, este apaixonado por literatura relacionada à teologia - em particular do Islã -, poliglota (francês, espanhol, italiano, inglês, alemão), esbanja serenidade.

Na seleção suíça, possui um papel mais importante que no Arsenal. "É um líder nato e já se impôs como o cérebro da equipe", disse o treinador suíço sub-21, Bernard Challandes.

Seu batismo de fogo com o uniforme suíço, aconteceu no dia 16 de março de 2005 na partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo contra a França (0-0), onde anulou David Trezeguet. Por isso não deve ter complexo em Stuttgart, no dia 13 de junho, em sua primeira partida do Mundial, de novo contra os azuis. Mas desta vez seu companheiro e capitão do Arsenal, Thierry Henry, estará em seu caminho.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;