Esportes Titulo
São Caetano chega à quarta final de peso em 14 anos de vida
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
03/04/2004 | 19:57
Compartilhar notícia


O jovem São Caetano, time de apenas 14 anos, deu neste sábado mais um passo para consolidar seu lugar entre os 'grandes' do país. O time do Grande ABC, ao vencer o Santos por 4 a 0, garantiu vaga na final do Campeonato Paulista - a quarta decisão de peso na vida do clube. O título estadual pode ser a primeira conquista do Azulão na elite do futebol. E mais: pode varrer de vez o estigma de 'eterno vice'.

Curiosamente, o maior título do São Caetano até agora é o Campeonato Paulista da Série A-2, em 2000, conquistado contra o Etti Jundiaí – atual Paulista, que disputa a outra semifinal do estadual contra o Palmeiras, neste domingo. O goleiro Silvio Luiz e o zagueiro Dininho, heróis daquela conquista, seguem como titulares absolutos da equipe.

Vôos do Azulão - O São Caetano entrou de vez na rota nacional do futebol naquele mesmo ano, em 2000, ao avançar à final da Copa João Havelange – substituto do Campeonato Brasileiro na ocasião. O time do Grande ABC acabou a primeira fase como vice do Módulo Amarelo (equivalente à terceira divisão) e chegou à decisão depois de eliminar três 'grandes' do país: Fluminense, Palmeiras e Grêmio.

Na decisão, contra o Vasco da Gama, o São Caetano acabou derrotado numa série de três jogos que mobilizou o país. O primeiro deles, em 27 de dezembro, no Palestra Itália, acabou em 1 a 1. O segundo duelo, no dia 30, nem terminou. Um lance de arquibancadas do superlotado estádio de São Januário desabou e a partida foi interrompida aos 23 minutos do 1º tempo. Cerca de 150 pessoas ficaram feridas, mas o Vasco não sofreu qualquer punição.

Em 18 de janeiro de 2001, após muita polêmica nos bastidores, São Caetano e Vasco da Gama fizeram 'a final', no Maracanã. O Azulão acabou derrotado por 3 a 1, mas entrou para a história.

No Campeonato Brasileiro de 2001, o São Caetano mostrou que não era um 'meteoro' e chegou a mais uma final, desta vez contra o Atlético Paranaense. Mas o Furacão prevaleceu e levou a taça nacional.

O grande feito do jovem e ousado São Caetano foi alcançado no ano seguinte. Colocando o Grande ABC na Copa Libertadores da América pela primeira vez na história, o Azulão surpreendeu favoritos e chegou à final contra o Olímpia, do Paraguai. O tão sonhado título continental escapou nos pênaltis, em pleno estádio do Pacaembu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;