Cultura & Lazer Titulo
Leitura artística ao alcançe da mão
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
09/07/2002 | 18:04
Compartilhar notícia


Denise Grinspum assumiu a diretoria do Museu Lasar Segall, em São Paulo, em um bom momento da instituição voltada à divulgação da obra do artista lituano que dá nome ao museu – Segall (1891-1957) viveu grande parte de sua vida no Brasil. Além das mostras realizadas no país e no exterior, o espaço experimenta há pouco uma solução tecnológica proporcionada pela HP Brasil e adequada à museologia, no que diz respeito ao setor educativo.

Para os visitantes da exposição Lasar Segall: Síntese de um Percurso são disponibilizados handhelds (computadores de mão sem fio) que auxiliam na interação do apreciador com as obras. Junto às cerca de 30 composições da mostra, sobretudo pinturas, surgem beacons (pequenos dispositivos transmissores de dados por meio de raios infravermelhos) que passam aos handhelds informações referentes aos respectivos trabalhos.

Quatro pinturas (Figura de Homem com Violino, Cabeça de Negra, Rebanho em Repouso e Floresta Fechada) ganharam os chamados exercícios de leitura, instrumentos educativos de mediação feitos a partir de metodologia desenvolvida pelo museu. Por exemplo, esses exercícios estimulam a pessoa a prestar atenção em peculiaridades das obras como composição e cores.

Para cada uma dessas quatro pinturas foram desenvolvidos textos assinados por especialistas (Jorge Coli, Maria Izabel Branco Ribeiro, Lisette Lagnado e Rodrigo Naves, respectivamente), os quais podem ser ouvidos por meio de um fone de ouvido conectado ao computador de mão.

“Antes, os exercícios de leitura eram feitos por meio de um livro. Mas essa nova tecnologia não acabará com esse método. As duas formas se somam”, afirma Denise. Das demais obras, os handhelds apresentam etiquetas eletrônicas (textos curtos sobre as mesmas).

A conexão desses computadores de mão aos servidores do museu se dá sem fio, por meio de um ponto de acesso instalado na sala que abriga a exposição. O banco de dados com o conteúdo que é transmitido ao handheld é um arquivo de intranet.

Do ponto de vista tecnológico, a novidade é o beacon. Segundo a HP Brasil, é uma tecnologia absolutamente nova, que deverá ser utilizada para outros fins. Por isso seu caráter é experimental.

Além disso, a parceria com a HP Brasil rendeu ao museu cinco computadores para a área educativa, duas câmeras fotográficas digitais e uma moderna impressora plotter que será utilizada para reproduzir obras de Segall e vendê-las aos interessados.

Internacional – A exposição Lasar Segall – Un Expresionista Brasileño deixou o México e começou na semana passada no Malba – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. O presidente Fernando Henrique Cardoso, em visita à Argentina na ocasião, compareceu ao vernissage.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;