Cultura & Lazer Titulo
CCBB tem programação noir
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
05/07/2003 | 17:50
Compartilhar notícia


O Centro Cultural Banco do Brasil segue neste domingo com a programação da mostra O Lado Escuro da Tela – Filme Noir Francês, uma seleção com alguns dos títulos mais significativos do gênero mais obscuro da sétima arte. São 12 películas e nove VHS, todos de diretores consagrados como François Truffaut, Jean-Luc Godard e Henri-Georges Clouzot.

A atração deste domingo, às 18h, é o longa O Testamento de um Gângster (1963), de Georges Lautner, uma comédia de humor negro que faz uma interessante paródia dos noir. O filme traz Lino Ventura, Bernard Blier, Sabine Singen e Francis Blanche. A história fala de Fernand Naudin, um velho vigarista convocado por um amigo que está à beira da morte para cuidar do futuro de sua filha, Patricia. Mais que isso: ele recebe do sujeito o encargo de administrar uma destilaria clandestina, um cassino suspeito e outros negócios ilegais. As propriedades, no entanto, são ambicionadas por um antigo rival de seu dono e Naudin envolve-se numa tremenda confusão.

Antes de O Testamento de um Gângster, a mostra terá a exibição de Sangue Ruim (1986), de Léos Carax, às 15h, com Michel Piccoli, denis Lavant e a diva francesa Juliette Binoche. Alex é um punk solitário e entediado que une-se a uma gangue parisiense para, juntos, roubarem um medicamento miraculoso. Mas o rapaz se apaixona pela amante do chefe da quadrilha, o que prejudica o plano inicial, além de colocar sua vida em risco.

Na sala de vídeo, haverá duas sessões: às 15h, com Weekend à Francesa (1967), de Godard, sobre o fim de semana conturbado de um casal burguês; e às 18h, com Crime em Paris (1947), de Clouzot, sobre marido que planeja assassinar o amante da mulher, mas o encontra morto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;