ouça este conteúdo
|
readme
|
Eleitores que compareceram em alguns postos de votação para eleição dos novos conselheiros tutelares, em São Bernardo, na manhã deste domingo (6), enfrentaram problemas e grandes filas.
De acordo Paulo Araújo, do Centro LGBTI do município, que acompanhou alguns eleitores, o sistema de votação oscilou durante toda a manhã em bairros como Silvina, Batistini, Riacho Grande, entre outros. "Os computadores precisaram ser reiniciados algumas vezes e o sistema demorou para voltar, provocando muitas filas", explicou.
A Prefeitura de São Bernardo confirmou as intercorrências, mas afirmou que até às 12h tudo já estava normalizado. "A Prefeitura de São Bernardo esclarece que a situação foi normalizada às 12h deste domingo. O sistema da eleição para os novos conselheiros tutelares da cidade apresentou oscilação durante a manhã, precisando ser reiniciado algumas vezes e gerando filas em alguns pontos votação. Em alguns locais, optou-se pela utilização de urnas de lonas para agilizar o processo."
Ao todo 75 novos conselheiros estão sendo escolhidos desde às 8h. São 15 em Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá e cinco em São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que vão assumir seus postos em janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos. Historicamente, a participação da população no pleito – aberto a todo eleitor que estiver regularmente inscrito e sem pendências com a Justiça Eleitoral – e também na fiscalização do serviço é baixa, o que prejudica a eficácia do órgão público.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.