Cultura & Lazer Titulo
Datanexus lança novo medidor de audiência
30/09/2003 | 18:38
Compartilhar notícia


Uma civilizada discussão tomou conta do evento promovido nesta terça-feira, pelo Datanexus, para anunciar o lançamento oficial do novo instituto de medição de audiência. Presente à ocasião, Raul Gil tentava entender por que os números de audiência do Datanexus para o seu último programa, sábado à tarde, na Record, eram diferentes dos índices aferidos pelo Ibope. Os dois institutos registraram também números distintos com relação ao número de televisores ligados no horário – o Ibope chegava a computar até 5 pontos porcentuais a mais que o Datanexus. Eis a questão que ninguém sabe responder.

Para Flávio Ferrari, diretor do Ibope Mídia, uma das razões para explicar a diferença está no fato de o Ibope medir a escolha do telespectador em todos os televisores de um mesmo domicílio de sua mostra, composta, atualmente, por 750 residências na Grande São Paulo. A mostra do Datanexus, com 250 domicílios, só mede a audiência de dois televisores – mesmo que a casa tenha mais que isso – em 18 residências de seu mapa. Nas demais, a medição se restringe a um único televisor. Diretor-presidente do instituto, o cientista político Carlos Novaes, ex-TV Cultura, descarta que este seja o motivo da diferença.

Até agora, segundo o engenheiro Alfonso Aurin, criador do aparelho que sustenta toda a tecnologia do Datanexus, foram gastos cerca de R$ 4,5 milhões com a criação do novo instituto. A maior parte foi bancada por Silvio Santos. Presente ao evento, o superintendente comercial do SBT (que logo assumirá funções de consultoria na emissora), Guilherme Stoliar, admitiu que as relações com o Datanexus são próximas, mas ressaltou a independência do instituto.

É verdade que o SBT financiou os recursos para a criação do Datanexus, disse ele, “mas 80% da receita do Ibope é advinda da Rede Globo”, completou Stoliar. Ferrari rebate. Afirma que 35% da receita do Ibope vem de agências de publicidade e que, do bolo restante, a Globo é responsável por 50%. “A Globo é uma das principais clientes”, explica Ferrari. Os custos de assinatura do serviço são proporcionais à importância do veículo. Por enquanto, o SBT é o único cliente do novo medidor de audiência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;