Economia Titulo
G8 critica a Rússia de maneira velada
Da AFP
11/02/2006 | 10:14
Compartilhar notícia


O comunicado dos ministros das Finanças do G8 reunidos neste sábado em Moscou defende o respeito aos "mecanismos de mercado" na gestão das fontes de energia mundiais, em uma crítica velada à Rússia, segundo uma fonte européia.

"Os mecanismos de mercado são essenciais para o bom funcionamento do sistema energético mundial", destaca o projeto de comunicado, que ainda deve ser ratificado pelos membros do G8 (Estados Unidos, Canadá, Japão, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália e Rússia), afirmou a fonte, que pediu anonimato.

Vários países do G8 não ficaram satisfeitos com a forma abrupta como Moscou solucionou seu conflito de gás com a Ucrânia, no início do ano. A Rússia não hesitou em cortar o fornecimento do país vizinho para obter um aumento nas tarifas.

Os países ocidentais desejam que Moscou liberalize o trânsito do gás, permitindo que produtores independentes russos e da Ásia central utilizem os gasodutos da Gazprom, gigante russa que atua praticamente em monopólio.

O comissário europeu de Assuntos Econômicos, Joaquín Almunia, presente em Moscou, defendeu o desenvolvimento de mecanismos de mercado no setor energético, além de uma tentativa de diversificar as fontes de energia. A UE importa 25% de seu gás da Rússia.

Almunia também pediu uma utilização flexível da energia, para aumentar a segurança energética do continente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;