Cultura & Lazer Titulo Dança
Vida em constante movimento

Coreografia é baseada em obra de Hélio Oiticica

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
20/04/2012 | 07:27
Compartilhar notícia


Inspirados na obra do artista plástico Hélio Oiticica (1937-1980), os bailarinos da Companhia Mariana Muniz de Teatro e Dança propõem reflexão sobre a vida em constante movimento no recente espetáculo "Nucleares na Rua", que chega hoje, às 20h, ao Sesc Santo André.

Com a inserção de textos escritos por Oiticica, na voz da diretora Mariana Muniz, o espetáculo mescla ritmos brasileiros com sonoridades de guitarra - música especialmente composta por Ricardo Severo - enquanto discute temas relacionados ao homem moderno como medo, limitação e descaso com os outros em detrimento da necessidade de confiança.

Dedicada a pesquisas sobre a relação entre palavra e movimento desde 2000, a companhia criou a montagem a partir de investigação sobre os "Núcleos" de Oiticica, instalações desenvolvidas nos anos 1960. Formadas por placas de madeira pintadas com cores quentes - laranja, amarelo e vermelho - que em geral ficam penduradas, as obras eram vivenciadas pelos visitantes, todos convidados à interação.

Os bailarinos usam faixas de chita, tecido que lhes chamou a atenção por ser bastante colorido. Na montagem, as faixas servem tanto para impedir quanto prolongar os movimentos. Os corpos dão vida ao tecido que se move junto a eles.

TRILOGIA HO - Em 2009, a Companhia Mariana Muniz deu início à "Trilogia HO", da qual também fazem parte os espetáculos "Penetráveis" e "Parangolés", ancorados na ideia de "experimentar o experimental", segundo a ótica do artista plástico carioca.

A ideia surgiu em 2007, quando a diretora teve contato com a obra de Oiticica por meio do filme intitulado "H.O.", de Ivan Cardoso, no qual ela notou que a criação "Parangolé" só ganhava vida quando entrava em contato com movimentos corporais.

"Nucleares na Rua" leva coreografias a espaços alternativos a fim de aproveitar as diferentes arquiteturas. A intenção dos artistas é estudar novas formas de colocação corporal em cena e explorar os limites da capacidade performática. Entre os criadores-intérpretes estão Bárbara Faustino, Gilberto Rodrigues e Viviane Fontes.

Nucleares na Rua Dança. Hoje, às 20h. No Sesc Santo André (Área de Convivência) - Rua Tamarutaca, 302, Santo André. Tel.: 4469-1200. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;