Setecidades Titulo
Apagão atinge quatro cidades da região
Cristiane Bomfim e Isis Mastromano Correia
Especial para o Diário
11/01/2007 | 23:44
Compartilhar notícia


O relógio marcava 14h18 quando todas as luzes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra se apagaram. No mesmo instante, dez bairros de Santo André e toda a Vila de Paranapiacaba ficaram sem energia elétrica. Cerca de 1,3 milhão de pessoas foram prejudicadas.

O defeito na linha Leste de transmissão de energia elétrica da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) também deixou às escuras Guaianases, São Mateus, Itaquera e Vila Carrão, na Zona Leste de São Paulo, por cerca de 40 minutos.

No Grande ABC, Santo André e Mauá tiveram a energia restabelecida em 23 minutos. Os moradores de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Paranapiacaba não tiveram a mesma sorte e a luz só voltou após 59 minutos.

Reclamações pipocavam no 0800 da Eletropaulo. Em cada uma delas, os atendentes tinham de explicar que não poderiam estabelecer prazo para o retorno de energia porque a falha não aconteceu na rede elétrica da empresa. A única coisa a ser feita era aguardar que a CTEEP identificasse e solucionasse o problema.

Enquanto alguns consumidores se queixavam pelo telefone, semáforos se apagaram e o trânsito virou uma bagunça. Em Santo André, todos os semáforos da região central foram afetados. Na avenida D. Pedro II, uma das vias mais movimentadas da cidade, motoristas e pedestres não sabiam o que fazer. O Departamento de Trânsito e Circulação não soube informar quantos veículos trafegavam no horário pela via que, normalmente, recebe cerca de 22 mil.

Os comércios também pararam e das tomadas não saía nada que fizesse funcionar computadores, refrigeradores ou ventiladores. Consultas tiveram de ser remarcadas. A dona-de-casa Maria do Nascimento Ventura, de Mauá, teve que deixar para outro dia visita ao oftalmologista. “Foi eu entrar no consultório, preencher a ficha e a luz acabou”, conta.

Em pleno dia, só se livraram da escuridão estabelecimentos que tinham geradores instalados. De acordo com a CTEEP, a falha provocada na linha de transmissão fez com que uma subestação (estação de transformação de energia) fosse desligada. A CTEEP informou que as causas da falha seriam divulgadas assim que descobertas.

O desligamento da subestação impediu que a eletricidade chegasse a seis ETDs (estações de distribuição de energia) da Eletropaulo. Três delas estão em Santo André: as ETDs Nações, Capuava e Santo André que deixaram os bairros Parque Novo Oratório, Parque das Nações, Parque Jaçatuba, Parque Capuava, Centreville, Bela Vista, Vila Assunção, Casa Branca, Vila Pires e o Centro sem energia das 14h18 às 14h41.

Em Mauá, deixaram de funcionar as ETDs Coimbra e Mauá, responsáveis pela energia do município. Ribeirão, Rio Grande e Paranapiacaba recebem energia de uma única estação, que também ficou desligada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;