Setecidades Titulo
Unidade de Saúde terá horta medicinal
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
26/03/2004 | 22:40
Compartilhar notícia


  A USF (Unidade de Saúde da Família) Recreio da Borda do Campo, em Santo André, será a primeira do município a ter implementado o projeto Farmácia Viva, uma horta comunitária para o cultivo de ervas medicinais.

Ao longo desta semana, foram plantadas 20 espécies de ervas, um trabalho realizado pelos funcionários da unidade com ajuda da população local e que foi concluído nesta sexta, dia em que a unidade de saúde completou um ano de atividades.

A enfermeira Selma Suely Ramalho, encarregada da unidade, explicou que as ervas serão usadas pelo médicos como complemento no tratamento dos pacientes. “Relacionamos as principais doenças que atingem a população do bairro para definir quais as ervas que deveriam ser plantadas”, disse.

Entre as 20 espécies estão o bálsamo e a babosa, indicados para problemas estomacais e para cicatrização de feridas, e o manjericão, que é antiinflamatório. A horta também conta com novalgina, insulina, hortelã, guaco, sálvia, camomila, erva cidreira e boldo.

A estimativa é que as mudas plantadas poderão ser colhidas e utilizadas em um período que pode variar de seis meses a um ano. Enquanto isso, a equipe da unidade de saúde irá trabalhar com as ervas já plantadas nos quintais dos moradores do bairro. Eles também ganharão mudas das espécies que não cultivam.

Aniversário – A festa em comemoração ao primeiro aniversário da USF Recreio da Borda do Campo aconteceu durante todo o dia e reuniu funcionários e usuários da unidade.

Além de um bolo feito por moradores do bairro, houve apresentações de grupos musicais e de mágica, além de exposição de artesanato e corte de cabelo gratuito. Crianças do Projeto Sementinha também fizeram uma apresentação musical.

Desde a abertura da unidade, foram cadastradas 2,8 mil famílias, o que corresponde a cerca de 10,3 mil pessoas beneficiadas pelo Programa de Saúde da Família. O atendimento é feito por duas equipes formadas cada uma por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;