Internacional Titulo
Avalanche causada por vulcao Altar deixa um morto
Do Diário do Grande ABC
13/10/2000 | 17:58
Compartilhar notícia


Uma avalanche provocada pelo vulcao Altar, no centro andino do Equador, na manha desta sexta-feira, deixou uma pessoa morta, além de 28 desaparecidos, e 30 feridos, informou o diretor nacional da Cruz Vermelha, Daniel Arteaga. As brigadas de socorro encontraram nesta sexta-feira à tarde o corpo de uma mulher.

Trinta casas foram afetadas, algumas delas tendo sido completamante soterradas, explicou Daniel Arteaga.

Segundo informaçoes da rádio Bonita de Riobamba, a tragédia aconteceu por volta de 6h00 locais (9h00 horarário de Bras¡lia) desta sexta-feira e afetou algumas aldeias da regiao. Os hospitais esao funcionando em estado de emergência para atender os feridos.

Mario Ruiz, expert do Instituto Geof¡sico da Escola Politécnica Nacional de Quito, descartou a possibilidade de erupçao do Altar. Algumas versoes diziam que o vulcao havia expelido lava.

Ruiz disse que o Altar é considerado praticamente extinto e que a última erupçao aconteceu há "vários milhares de anos".

Enfatizou que o que se produziu foi uma avalanche próxima à populaçao de La Candelaria, na província de Chimborazo, e que é preciso evitar a obstruçao dos rios da zona de Altar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;