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MBA exige momento certo
Vanessa Paes Barreto
Do InvestShop.com
17/03/2001 | 17:31
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Não é nenhuma novidade que fazer um MBA (sigla em inglês para Master in Business Administration) pode agregar valor ao profissional. O difícil mesmo é definir qual é exatamente o melhor momento da carreira para fazer o curso. De acordo com especialistas, o que deve ser levado em consideração é a maturidade profissional, para que seja possível fazer a famosa troca de experiência entre alunos, tão característica dos MBAs. “Sem experiência significativa não vale a pena. Deve-se ter, no mínimo, três ou quatro anos de mercado”, aconselha Carlos Vitor Strougo, presidente da Kadan Consultores.

A vivência no mercado de trabalho é necessária para que o profissional entenda como funcionam as empresas, conhecimento considerado importante em sala de aula. “Em alguns casos, as próprias universidades não aceitam recém-formados”, afirmou o headhunter Augusto Carneiro, da Korn-Ferry International.

Já o coordenador do MBA em Negócios Internacionais do Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Ibmec/RJ), Márcio Sette Fortes, disse que até mesmo um profissional não tão experiente deve fazer um MBA. “Temos alunos recém-saídos da universidade. Mesmo com pouca experiência, vão se inserindo ao mercado durante o programa, devido à qualificação que o curso dá. O profissional mais experiente se atualiza e o mais jovem se torna mais empregável.”

Na opinião de Strougo, da Kadan, a possibilidade de maiores ganhos financeiros também pode fazer do momento a hora certa. “Depois do curso, o profissional poderia, além de receber mais, ocupar melhor cargo”, disse o headhunter.

Independentemente da idade e do momento profissional certo, o objetivo do profissional ao fazer o curso deve ser bem avaliado. “O título não é o principal e sim o conhecimento acrescido e a própria experiência de vida.”




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