Cultura & Lazer Titulo
Livros falam de loucura e arte
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
03/08/2002 | 16:55
Compartilhar notícia


O livro A Casa do Delírio – Reportagem no Manicômio Judiciário de Franco da Rocha, do jornalista Douglas Tavolaro, teve lançamento em Santo André dentro do evento multidisciplinar gratuito Labirintos da Arte, sobre loucura e suas relações com a arte.

Outro título recém-lançado, O Dragão Pousou no Espaço – Arte Contemporânea, Sofrimento Psíquico e o Objeto Relacional de Lygia Clark, de Lula Wanderley, assim como o evento, também trata de arte e loucura.

O ponto central do Labirintos da Arte são duas exposições. Memória da Loucura, exibida no saguão do Teatro Municipal, explica o desenvolvimento do sistema de tratamento psiquiátrico no Brasil por meio de fotografias, textos e documentos, entre outros ítens. A realização é do Centro Cultural da Saúde, do Ministério da Saúde.

Composta por pinturas e peças artesanais, a mostra no Salão de Exposições do Paço traz os trabalhos realizados em oficinas terapêuticas por portadores de distúrbios mentais usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Santo André.

São Paulo – Na capital, no próximo dia 29, o Instituto Moreira Salles programou a abertura de Arte e Inconsciente: Três Visões sobre o Juqueri. A exposição conta com trabalhos artísticos realizados nos anos 40 e 50 no Hospital Psiquiátrico Juqueri, isso durante aulas de artes plásticas a pacientes.

Fotografias captadas por Alice Brill registrando os portadores de deficiência mental nessas aulas e desenhos de Lasar Segall (1891-1957) sobre as temáticas loucura e hospício também figuram na mostra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;