Setecidades Titulo COLUNA
Ele participou da Revolução de 32

Vicente Martins Junior, fundador da Companhia Telefônica da Borda do Campo, não só combateu como deixou um depoimento histórico que o Diário publicou em 9 de julho de 1989

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Bandeira da minha terra, bandeira das treze listas: são treze lanças de guerra cercando o chão dos Paulistas!"

Guilherme de Almeida

“Ah! São Paulo bandeirante, com a saga de meus mortos vem voltando lá do sertão!”

Paulo Bomfim, o Poeta de São Paulo, morto no último domingo.

Texto: Vicente Martins Junior

Embora o ambiente fosse de inconformidade, no que se referia à orientação política do governo federal, com relação ao Estado de São Paulo, a maioria da população – pelo menos da população jovem – não estava, até quando posso me lembrar, sintonizada com a perspectiva de um levante militar.

Havia, sim, muita crítica a atos e atitudes do governo de Getúlio; o descontentamento era geral; o relacionamento dos políticos paulistas com o governo central se deteriorava dia a dia. 

A nomeação do novo interventor federal em São Paulo, o embaixador Pedro de Toledo – diplomata de carreira, e paulista – conduzia à crença de que as relações entre São Paulo e a República entrariam em período de harmonia.

Não foi o que ocorreu. E veio a revolução em 9 de julho de 1932, perdurando por 90 dias.

Foi uma bela epopéia! Uma extraordinária demonstração de unânime propósito no qual se podia reconhecer e identificar a grandeza e o idealismo de que era capaz uma comunidade motivada.

Os primeiros voluntários de Santo André faziam parte do Tiro de Guerra 34, com sede na nossa cidade e comandado pelo sargento Albuquerque.

Fomos convocados durante a sessão do Cine Carlos Gomes, em Santo André, naquele mesmo dia, um domingo, 9 de julho de 1932, destacados para ocupar as instalações da Cia. Brasileira de Cartuchos, em Utinga.

Ali ficamos por poucos dias até que o efetivo de que fazíamos parte passou para o comando de Santos, sob as ordens do coronel Melo Matos, que tinha o seu QG naquela cidade e era responsável pela defesa dos pontos estratégicos da Serra do Mar e do Litoral Sul paulista.

Participando dessa missão de guerra estivemos a serviço na Estação de Rio Grande da Serra, onde vivemos alguns dias num vagão da SPR (São Paulo Railway), tendo como encargo a guarda de um depósito de explosivos.

Foi uma desagradável experiência: de dia não se suportava o calor no interior do vagão; de noite o frio castigava o quanto podia.

A seguir fomos incumbidos de guardar a barragem do Summit Canal em construção; depois fomos transferidos para o quartel do nosso efetivo situado na residência do engenheiro Billings, no Alto da Serra.

Em princípios de agosto solicitamos ao nosso comandante, capitão Goes, a nossa transferência, minha e do companheiro Aragão, para a frente de combate.

Fomos incorporados à Segunda Companhia do Exército Isolado de Santo Amaro, comandada pelo tenente aviador Luiz Martins de Araújo. Sob esse comando percorremos em combate toda a bacia do Rio Ribeira até a fronteira do Paraná, acantonando em pontos como Registro, Sete Barras, Xiririca (Eldorado), Cananéia, posto telegráfico de Itapitangui, Ariri e Pariquera-Açu. Ali, a 3 de outubro, ficamos sabendo do término da nossa guerra.

De fato, já alguns dias ela – a guerra – vinha perdendo o interesse. As retiradas para a retaguarda eram frequentes.

A 8 de outubro cheguei de volta a Santo André, vindo de Santos, aonde chegara por via férrea de Juquiá.

Ao desembarcar em Santo André vi pela primeira vez, desembarcando no mesmo trem que nos trazia de Santos, uma linda menina que, mais tarde, veio a ser (e até hoje é) – sorte minha – a minha esposa. 

Diário há 30 anos

Domingo, 9 de julho de 1989 – ano 32, edição 7113 

Polícia – Estatísticas do Diário sobre mortes são mais completas que as da Polícia. 

O jornalista Nilton Hernandes demonstra que entre janeiro e março de 1989 ocorreram 233 homicídios na região, contra os 128 divulgados pelos mapas da Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública.

Em 9 de julho de...

1884 - Estudantes da Faculdade de Direito de São Paulo, chamados de “estudantes de preparatórios”, enviavam petição à Câmara Municipal solicitando que se mudasse o nome de Rua da Glória para Rua Galvão Bueno, na Capital. 

O atendimento foi imediato, só que o Legislativo deu o nome de Galvão Bueno à antiga Rua dos Estudantes e não à da Glória. 

Galvão Bueno, nascido em São Bernardo, era professor e escritor. Faleceu jovem durante pescaria no Rio Tamanduateí.

1889 - Fundada a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo, cf. placa existente no cemitério da Vila Euclides.

1919 - Os representantes do Centro Operário de São Bernardo informam que segue inalterada a greve dos operários da fábrica de tecidos Lucinda, a Ipiranguinha, no Distrito de Santo André.

Já os trabalhadores da conserva da Companhia Inglesa (a EF São Paulo Railway, que corta do Grande ABC) retomaram o trabalho mediante um acordo: conseguiram uma redução de horas e um aumento de 500 réis diários nos salários.

Foi aposentado o Dr. Vital Brasil Mineiro de Campanha, diretor e fundador do Soroterápico (Instituto) Butantan. O cientista estava há 30 anos em São Paulo e anunciava que iria residir no Rio de Janeiro.

INTERNACIONAL 

Do noticiário do Estadão: Roma, 8 (UP) – “A Tribuna” publicou ontem um comentário dizendo que o número de fatos simultâneos observados em Florença, Palermo, Ímola, Spezia e outras cidades é a prova da presença em todas essas localidades de agitadores suspeitos. Eles preparam com cuidado, em vários países, um movimento revolucionário, na esperança de lançar a Europa inteira na ruína.

Do noticiário do Correio Paulistano: Roma, 8. Novos protestos provocados contra a carestia de vida.

1959 - Inaugurada há dias uma linha de ônibus ligando Rudge Ramos, em São Bernardo, a Santo André. Permissionária: Viação Padroeira do Brasil. Preço da passagem: 5 cruzeiros. Itinerário: Largo São João Batista, Estrada do Vergueiro, Vila Vivaldi, Avenida Atlântica, Rua Catequese, Estação de Santo André.

1974 – Ribeirão Pires abre concorrência pública para a remoção do morro Santo Antonio, que dará lugar a um centro cívico.

1994 -  Falecia o radialista Rolando Marques, considerado a voz símbolo do Grande ABC.

NOTA - Sua voz está perpetuada em CD que acompanha o livro “Programa de Auditório”, organizado por esta página Memória.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 9 de julho: 

- No Mato Grosso, Água Boa

- No Ceará, Altaneira e Farias Brito

- Em Roraima, Boa Vista, capital do Estado, fundada em 9-7-1890

- Em Pernambuco, Cabo de Santo Agostinho e Glória do Goitá

- Em Goiás, Corumbá de Goiás

- No Mato Grosso do Sul, Fátima do Sul

- No Rio Grande do Sul, Fontoura Xavier e Paraí

- Na Bahia, Gentio do Ouro, Jussiape e Uauá

- Em Alagoas, Junqueiro

- No Piauí, Palmeira do Piauí e Palmeirais

Fonte: IBGE

Hoje

- Dia da Revolução Constitucionalista de São Paulo

Santos do dia

- Paulina (Vigolo Vattaro, Itália, 1865 – Ipiranga, São Paulo, 1942. A primeira santa do Brasil. Beatificada em 1991, canonizada em 2002.

- Agostinho Zhao Rong e 119 companheiros mártires

- Nicolau Pick e os mártires de Gorkum

- Everilda 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;