Setecidades Titulo
Polícia prende três em desmanche
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
25/01/2007 | 22:19
Compartilhar notícia


Três homens foram presos quarta-feira à noite no Jardim Ipanema, em Santo André, acusados de envolvimento em uma oficina mecânica que funcionava como desmanche. No local, a Polícia Militar de Santo André apreendeu nove veículos irregulares, entre eles Gol, Uno e motos.

Foram detidos por receptação o açougueiro Adriano José Bonfim, 40 anos, o servente Sandro Rodrigues dos Santos, 27, e o mecânico José Polônio Nunes, 39.

A polícia conseguiu descobrir o desmanche por meio de um patrulhamento de rotina. Às 23h de quarta-feira, uma viatura do 1º Pelotão da Força Tática do 41º Batalhão trafegava pela rua Boroné, no Jardim Ipanema, quando policiais desconfiaram de um Gol bege. O veículo saiu em alta velocidade quando o motorista Santos viu os PMs.

Poucos minutos depois, ao interceptar o veículo, os policiais descobriram que o Gol era dublê, pois as placas não correspondiam ao número do chassi.Ao checar os antecedentes criminais de Santos, descobriu-se que ele já tinha várias passagens por furtos e roubos.

“Questionamos onde tinha adquirido o veículo. Ele nos contou que havia trocado uma moto pelo Gol em uma oficina comandada por Bonfim. Pegamos o endereço e fomos até lá”, afirmou o sargento Cláudio Aguiar, um dos integrantes da operação.

A oficina está localizada na rua dos Missionários. No local, estavam Bonfim e o mecânico Nunes, além dos diversos veículos irregulares encontrados. Entre o material ilegal achado pela polícia, estão chassis com os números adulterados, placas dublês e veículos furtados e roubados. O Gol bege que era dirigido por Santos tinha sido roubado no ano passado no Parque Novo Oratório, em Santo André.

De acordo com investigações policiais, o mecânico Nunes era o responsável por levar os veículos até a oficina e realizar os cortes das peças e também dos motores.

Nunes, Bonfim e Santos foram conduzidos até o 1º DP do município, onde foram autuados em flagrante por receptação, cuja pena é de um a quatro anos de detenção. Do distrito, foram transferidos para a Cadeia Pública de Santo André.

Segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, Santo André ocupa o segundo lugar do ranking no Grande ABC referente a roubos e furtos de veículos, de acordo com a população.

Em 2005, houve 1.275,19 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. O município só perde para São Caetano. Durante o mesmo período, o índice verificado foi de 1.856,34. Abaixo de Santo André, estão São Bernardo (846,35), Diadema (593,95), Mauá (387,10) e Ribeirão Pires (301,98).

A secretaria não mensurou a taxa em Rio Grande da Serra por considerar que houve poucas ocorrências em baixo número de população. Esse índice proporcional referente a todo o ano passado ainda não foi divulgado pelo governo estadual.

Considerando-se os números brutos, entre janeiro e setembro de 2006, o primeiro lugar desse tipo de crime na região fica com Santo André, com 5.866 casos. Abaixo estão São Bernardo (3.984), Diadema (1.715), São Caetano (1.650), Mauá (1.294), Ribeirão Pires (280) e Rio Grande da Serra (7).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;