Setecidades Titulo Riacho Grande
Bombeiros encontram corpo de adolescente que caiu de moto aquática na Represa Billings

Nicolas dos Santos estava a sete metros do local da queda e a 12 metros de profundidade

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
17/06/2019 | 12:24
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Atualizado às 15h

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram, no início da tarde desta segunda-feira (17), o corpo do adolescente Nicolas Conceição dos Santos, 16 anos, que caiu de uma moto aquática na Represa Billings, na região do Riacho Grande, em São Bernardo, na tarde de ontem. Ele estava a cerca de sete metros do local do acidente e a 12 metros de profundidade, em meio à muita lama. O corpo só foi localizado após quatro voltas, duas horas e meia do início do resgate e aos 17 minutos do segundo mergulho de hoje. A equipe de reportagem do Diário acompanhou a ação. O Corpo de Bombeiros realizou buscas durante todo o domingo, mas não havia achado a vítima. Segundo os profissionais, a chance de que Santos ainda estivesse vivo era “pouco provável”.

Familiares e amigos do jovem acompanharam o retorno da operação, que teve início por volta das 10h desta segunda-feira (17). A irmã de Santos, Juliana Brito, 34, disse que a família ainda tinha esperança de que ele estivesse vivo. “Os amigos que estavam junto com ele afirmaram que ele tinha conseguido nadar em direção à terra e que estava indo bem, inclusive, levantou o braço e acenou para eles." Juliana mora no Jardim da Paz, em Ribeirão Pires, e afirma que o irmão, que residia na Zona Leste de São Paulo, costumava andar de moto aquática. “Aqui no Riacho foi a primeira vez que ele veio. Os amigos convidaram e a nossa mãe sabia que Nicolas estava aqui. Ela está péssima.”

O CASO - Conforme publicado pelo Diário na reportagem desta segunda-feira, dois jovens estavam utilizando uma moto aquática na represa na tarde de ontem quando caíram na água - a cerca de 40 metros de distância da margem oposta - por volta das 14h. Jeferson Duque, 24 anos - que afirmou aos bombeiros, polícia e à reportagem estar pilotando a moto - foi resgatado. Duque não quis falar mais detalhes do caso. De acordo com o tenente Paulo de Souza Carvalho, nenhum dos dois usava colete salva-vidas. "A lei exige carteira de habilitação específica para pilotar moto aquática, além dos coletes. Agora o caso será encaminhado para a delegacia mais próxima."

HISTÓRICO - Balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros em fevereiro deste ano, mostra que o número de afogamentos registrados em 2019 no Grande ABC, nas primeiras semanas, já tinha superado o de 2018. Até fevereiro cinco pessoas haviam perdido suas vidas em represas e lagos da região. Nicolas é sexta vítima. No decorrer de todo o ano passado, foram três mortes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;