Setecidades Titulo MOBILIDADE
MP investiga abandono de material que diminuiria intervalo entre os trens

Equipamentos adquiridos ao custo de 176 mi de euros há dez anos seguem no déposito da CPTM; tempo de espera cairia de sete para três minutos

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
26/05/2019 | 08:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) instaurou inquérito civil público para investigar o abandono de equipamentos comprados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pelo valor de 176 milhões de euros e que seriam utilizados para reduzir o intervalo entre trens que circulam na Linha 10-Turquesa, responsável por transportar 181 mil passageiros do Grande ABC diariamente, entre Rio Grande da Serra até o Brás, na Capital.

Comprado há dez anos pela companhia, o equipamento chamado CBTC, sigla em inglês que quer dizer controle de trens baseado em comunicação, está abandonado no depósito da CPTM, na região central de São Paulo. O Ministério Público apura por qual razão o item ainda não foi instalado.

Segundo o promotor Silvio Marques, responsável pelo caso, no início do mês, em depoimento, dois ex-executivos da CPTM destacaram não saber os motivos pelos quais o sistema ainda não foi implementado. “Ambos afirmam que a companhia tinha dinheiro para executar a instalação, ou seja, não há razão para o equipamento estar parado”, aponta. Um deles garante que quando deixou de atuar na CPTM, em 2011, o cronograma de obras estava em dia.

O investimento feito pela companhia, segundo os ex-executivos, iria garantir que o intervalo entre um trem e outro na plataforma cairia de sete para três minutos. Com isso, a capacidade de transporte de pessoas mais do que dobraria.

“A maior lesada neste período tem sido a população, que tem a oportunidade de ter um serviço melhor, mas não consegue devido a esse problema. A CPTM, por sua vez, perde dinheiro ao não arrecadar aquilo que deveria se tivesse o equipamento em funcionamento”, afirma o promotor. Marques afirma que aguarda resposta da companhia estadual com relação às afirmações feitas pelos ex-executivos.

Por meio de nota, a CPTM afirma que os equipamentos comprados têm vida útil de 40 anos e estão armazenados em local apropriado. Para sanar o problema, a companhia diz empenhar esforços para retomar o contrato com a CBTC, paralisado em 2015, por conta da queda de arrecadação na época.

“A atual gestão tem o compromisso e a determinação de melhorar a qualidade do serviço de transporte e, entre as ações, está a retomada do contrato do CBTC no segundo semestre deste ano. A estratégia permitirá reduzir o intervalo entre as viagens na Linha 10-Turquesa e ampliar a oferta de lugares aos passageiros”, pontua.

Em entrevista à TV Globo, o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, Alexandre Baldy, garantiu que o sistema será implementado até 2022.

ACESSIBILIDADE
As obras de modernização das nove estações da CPTM em cinco das sete cidades (São Bernardo e Diadema não estão incluídas na malha ferroviária) seguem a passos lentos. Na prática, apenas uma parada da Linha 10-Turquesa teve os trabalhos – prometidos desde 2012 – iniciados, a Guapituba, em Mauá. Para agravar a já complicada situação enfrentada pelos usuários, o Estado estendeu para 2020 o prazo para conclusão das melhorias de acessibilidade em toda a Grande São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;