Cultura & Lazer Titulo
Grande ABC oferece mais opções em dança
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
16/05/2003 | 20:03
Compartilhar notícia


Além de Kasulo, coreografia de Sandro Borelli no Teatro Municipal de Santo André, duas apresentações marcam neste sábado e o panorama da dança no Grande ABC. A atração no Teatro Paulo Machado de Carvalho, pelo IV Festival de Dança de São Caetano, é a Cia. Jovem de Ballet, do Rio. O Teatro Municipal de Mauá recebe alunos do Centro Operacional de Artes Isadora Duncan, academia de Ribeirão Pires com filial em Rio Grande da Serra.

Criada em junho de 2000 pela coreógrafa Dalal Achcar, conhecida internacionalmente no mundo da dança, a Cia. Jovem de Ballet apresenta quatro coreografias: A la Balanchine, Capricho, Sexteto e Suíte Masquerade. “A Cia. Jovem, formada por 21 bailarinos, trabalha sobre a base clássica, mas temos coreografias contemporâneas que mostram nossa diversidade”, afirma a diretora da companhia, Mariza Estrella.

A la Balanchine, de Márcia de Castro, tem esse nome porque se parece com o estilo do mestre russo de balé clássico George Balanchine (1904-1983). O duo Capricho, de Tíndaro Silvano, pertence à linguagem da dança contemporânea. “É uma brincadeira em uma linha mais leve e graciosa”, diz. Sexteto, de Ricardo Fernando, também é uma montagem contemporânea. O clássico Suíte Masquerade, de Silvano, se desdobra em cinco movimentos.

A formação é a principal preocupação da companhia. “A Cia. Jovem procura preparar bailarinos jovens e encaminhá-los para outras companhias, brasileiras e do exterior. Trabalhamos muito com a parte teatral, não transmitimos só a técnica”, diz Mariza.

O espetáculo em Mauá se divide em duas partes, La Fille Mal Gardée e The Stars. “A primeira é um balé clássico de repertório adaptado por Karen Kihara e a segunda, um jazz que homenageia Madonna e Michael Jackson. Há uma apresentação de dança do ventre no intervalo”, afirma a diretora geral da academia, Maria Antonieta Figueiredo. Cerca de 75 alunos, de 4 a 22 anos, sobem ao palco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;