Setecidades Titulo
Celso Daniel ganha eleição e dará nome a centro educacional
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
05/08/2004 | 23:27
Compartilhar notícia


Celso Daniel. O nome do prefeito de Santo André assassinado em 2002 foi o escolhido pelos eleitores de Ribeirão Pires para batizar o novo Centro Educacional da cidade, previsto para ser inaugurado no próximo dia 28. No fim da apuração, nesta quinta à tarde, o placar indicou 363 votos em Celso Daniel, o equivalente a 23,8% da preferência dos eleitores que foram às urnas voluntariamente.

A apuração das 1.523 cédulas começou às 9h desta quinta e só terminou no final da tarde. A professora de Ribeirão Lavínia Figueiredo Arnoni recebeu 20% dos votos (307) e foi a segunda mais votada. O advogado Sérgio Tank de Barros ficou em terceiro lugar, com 300 votos (19,6%). Em seguida, ficaram o arcebispo dom Hélder Câmara (267), o professor José Flávio Ginesi (137), a sindicalista Carmem Savietto (78) e Sônia Aparecida Santinelli (71). A consulta popular foi realizada na última terça e quarta-feiras em três locais estratégicos do Centro da cidade: Câmara, terminal rodoviário e praça central.

“A cidade não está homenageado uma pessoa de fora, mas um homem que exerceu um papel de fundamental importância no desenvolvimento de todo o Grande ABC. A população de Ribeirão sempre admirou o trabalho deste homem. Prova disso, além da eleição desta quinta, foi a candidatura dele em 1994, quando Celso Daniel foi o deputado federal mais votado no município”, disse a prefeita Maria Inês Soares.

A prefeita cogitou a possibilidade de batizar algumas áreas do centro com os nomes dos indicados mais votados. “Como todas as personalidades da consulta pública foram importantes para a história do município, poderemos homenagear alguns, principalmente os mais votados, com espaços do Centro Educacional Celso Daniel. Essa seria uma atitude mais justa e democrática”, disse a prefeita, que encaminha no começo da próxima semana o nome do ex-prefeito para apreciação da Câmara Municipal.

O local que vai abrigar o novo Centro Educacional já foi símbolo de abandono na cidade. No espaço funcionou um moinho de trigo e uma indústria de produção de sal, no começo do século passado. O prédio passou por reforma estrutural e arquitetônica. No fim deste mês, a sede da Secretaria Municipal de Educação passará a funcionar lá, além de uma escola de ensino fundamental e de um centro de exposições com anfiteatro para 180 pessoas.

Essa não é a primeira vez que Celso Daniel é homenageado fora de Santo André, onde foi prefeito três vezes. O nome dele batiza o centro de formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo; o Monumento à Paz numa praça de Rio do Sul (SC) e uma creche municipal em Cidade Líder, na capital, que foi inaugurada em março de 2002.

Em Santo André, a Faculdade de Engenharia, no campus da Fundação Santo André, e o principal parque da cidade (antigo Duque de Caxias), na avenida D.Pedro II, também receberam seu nome.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;