Setecidades Titulo Reciclagem
Limpa Brasil agita Santo André e Mauá
Marcela Munhoz
Diário do Grande ABC
16/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


‘Quer ser catador? Quer ser catadora?' Com este chamado, os organizadores do projeto internacional Limpa Brasil Let's Do It! convocaram ontem moradores de Santo André e Mauá para recolher lixo.

Os 41 ecopontos espalhados nas duas cidades - sendo 27 em Santo André e 14 em Mauá - receberam material durante todo o dia. Para participar, cada um ganhou kit com luvas e sacos plásticos renováveis e vestiu-se de branco. Às 16h, festejaram com show no Parque Antônio Flaquer (Ipiranguinha).

"A campanha foi bem projetada e é uma ideia simples", disse Edilson Miguel, 40 anos, do grupo de escoteiros Inah de Mello, que ficou a postos na porta da Emeief Homero Thon, em Santo André.

Aluna do colégio, Julia Michelly, 10 anos, convenceu o pai, o inspetor de qualidade Manoel Cesar, 43, a participar da campanha. "É importante sempre cuidar do planeta. Ainda bem que a gente veio", comemorou a garota.

Alunos e pais fizeram sua parte nos arredores da Emeief Professor Eufly Gomes. "Trabalhamos com o tema há mais de um mês. Até passamos o documentário Lixo Extraordinário (de Vik Muniz) para estimular e sensibilizar", contou a assistente pedagógica da escola Maria Gabriela Mills, 34.

Quem também gostou e participou do projeto foi o gari João Ribeiro, 41. "Ajuda a população, o planeta e todos que trabalham com lixo. Deveria ter mais vezes e ser melhor divulgado para que dê tempo das pessoas se prepararem." No dia 6 de maio é a vez de Diadema e São Bernardo receberem o Limpa Brasil.

O PROJETO
A ideia de estimular a população a fazer mutirão de limpeza nasceu na Estônia em 2008 e atingiu 20 países. Foi trazido ao País pela Atitude Brasil, com parceria da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

O objetivo é mobilizar 16 cidades brasileiras, incluindo Santo André, Mauá, Diadema e São Bernardo. O material recolhido é enviado às cooperativas de catadores. "Após 1 ano, a campanha volta para ver se a comunidade aderiu a ideia", explicou Camilo Arnaldi, secretário de Desenvolvimento Econônico e Trabalho de Santo André. Mais informações acesse www.limpabrasil.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;