Setecidades Titulo
Escola estadual promove aluno retido em Santo André
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
04/09/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


Um erro administrativo provocou a promoção de um adolescente de 15 anos da 8ª série do Ensino Fundamental para o primeiro ano do Ensino Médio, na rede estadual em Santo André. O jovem foi reprovado no fim do ano passado e o problema foi notado apenas no início deste semestre na Escola Estadual José Brancaglione, na Vila Suíça.

O garoto vive com a mãe, Maria do Perpétuo Socorro Lopes, 34 anos, que ficou assustada quando soube da situação. "Repetir de ano não era o maior problema. O que complica foi ele ter estudado durante um semestre inteiro no primeiro ano e, de repente, correr o risco de voltar para a oitava série", explica.

A mãe diz que não foi informada assim que a escola descobriu o equívoco, o que considera um grande erro. "Isso me deixou bastante chateada", disse.
A situação escolar adversa teria feito com que o jovem mudasse o humor no trato com as pessoas. "Ele ficou muito triste, bastante revoltado mesmo com tudo o que aconteceu", afirmou Maria.

A babá Aparecida Mathias da Silva Franco, 49, é bastante próxima à família e reconhece o garoto como "mais um dos filhos" que tem. Ela afirma que o adolescente foi prejudicado psicologicamente com a situação. "Ele estava fora do ambiente ideal, aquele que criou na sala de aula", explicou.

Entregadora de folhetos, Maria vive sozinha com o filho em residência bastante humilde, na Vila Lutécia. Mesmo adolescente, o garoto, que não mantém contato com o pai, já se viu na necessidade de auxiliar a mãe em serviços eventuais.

Aparecida espera agora que o jovem não seja ainda mais afetado por tudo o que aconteceu. "Não quero que o discriminem, especialmente por ele ser uma pessoa humilde", apontou.

Procurada, a Secretaria de Estado da Educação afirmou que este é um erro que não ocorre com freqüência na rede de ensino. Informou ainda que houve uma falha administrativa e uma ingerência da diretora na tentativa de solucionar o problema. Destacou ainda que, de forma alguma, o aluno vai voltar para a 8ª série, devendo receber reforço oferecido na própria escola para acompanhar o restante da turma da melhor forma possível. Passar para o segundo ano do Ensino Médio dependerá agora apenas da própria capacidade de aprendizagem do aluno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;