Setecidades Titulo
Obra do CDP de Mauá está parada
Javier Contreras
Do Diário do Grande ABC
06/07/2003 | 18:40
Compartilhar notícia


As obras de construção do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Mauá, no bairro Sertãozinho, deveriam estar a todo vapor, já que a previsão de inauguração é agosto, data que já representa atraso de quatro meses em relação ao cronograma inicial – abril era o prazo estipulado inicialmente pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). O que se vê hoje no canteiro de obras, porém, é o contrário. Os operários são poucos e as condições da infra-estrutura, precárias. A construtora SP Master, responsável pela obra, responsabilizou, no mês passado, a falta de repasse de verbas pelo atraso das obras e pagamentos. A SAP, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o Governo do Estado já repassou cerca de R$ 3,8 milhões à construtora, quase metade do valor total da obra. A conclusão do CDP vai desafogar a Cadeia Pública de Mauá, que hoje está com uma ocupação três vezes maior que sua capacidade.

A construção chegou a empregar 160 pessoas no início – em agosto de 2002 – e baixou para 50 no último mês. Agora, apenas a metade permanece – somente 15% dos operários que começaram o trabalho. “Ninguém mais quer trabalhar. Está tudo atrasado, inclusive os salários, que não recebemos desde fevereiro”, disse um trabalhador remanescente. Outro operário disse que os empregados terceirizados estão abandonando o local. “Todo mundo está deixando o serviço pela metade. É parte elétrica, hidráulica, piso. Como ninguém viu a cor do dinheiro desde fevereiro, o pessoal está indo embora.”

Dívidas – Segundo os trabalhadores, um serviço inacabado impede a finalização de outros trabalhos, como reboco, acabamento e pintura. Muitos, então, ficam de braços cruzados no canteiro de obras. “A construtora perdeu o prazo e, nós, que contratamos nossa equipe, estamos de mãos atadas, sem poder trabalhar e cheios de dívidas porque não nos pagam”, disse outro trabalhador.

Os operários sofrem também com a infra-estrutura precária. Água e telefone foram cortados há pelo menos dois meses. Até a energia elétrica foi desligada no mês passado, mas o fornecimento foi retomado dias depois. Os operários recebem semanalmente água de um caminhão-pipa, que é despejada em um poço no terreno e serve para beber e tomar banho. “Muitas vezes ficamos sem água para tomar banho e até para beber. Teve dia que o marmitex não chegou.” Um telefone público é o único elo à disposição dos funcionários e do engenheiro responsável para manter contato com a empresa, na capital.

O diretor da SP Master, Alexandre Vasconcelos, foi procurado pela reportagem do Diário. Foram deixados vários recados com sua secretária. Ele, porém, não retornou para comentar as denúncias dos trabalhadores do CDP de Mauá. A SP Master também ganhou a licitação da construção do CDP de Diadema. A assessoria de imprensa da SAP foi questionada sobre um possível adiamento do prazo de entrega da obra, mas também não respondeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;