Setecidades Titulo
São Bernardo obtém certificação para hospitais de ensino
Do Diário do Grande ABC
31/08/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


 

São Bernardo obteve a certificação dos ministérios da Saúde e da Educação para os hospitais de ensino que integram o complexo hospitalar gerenciado pela Fundação do ABC: Hospital de Ensino Anchieta, HMU (Hospital Municipal Universitário) e Pronto-Socorro Central.

Os equipamentos públicos de Saúde integram lista formada por 16 unidades hospitalares do País que acabam de ser contempladas pela portaria interministerial 2.301, publicada recentemente pelos dois ministérios. Segundo a Prefeitura, falta a formalização do contrato, o que permitirá substancial aumento no repasse do teto financeiro ao município.

De acordo com o secretário de Saúde, Arthur Chioro, as unidades certificadas como hospitais de ensino passam a ter acesso a novas modalidades de financiamento por parte do SUS, particularmente do Ministério da Saúde. Essas modalidades incluem orçamentação, elevação da remuneração dos serviços de média complexidade e incentivos financeiros de acordo com o cumprimento de metas, números esses que serão definidos quando concluída a formalização do processo.

As unidades que pleiteiam a classificação precisam servir de campo para a prática de atividades curriculares na área de Saúde, sejam hospitais gerais ou especializados, vinculados a uma instituição de ensino superior pública ou privada.

Transformar os hospitais de ensino em centros de referência para o SUS foi uma das medidas adotadas pelo governo federal com a proposta de encontrar soluções para superar a crise nos hospitais universitários e de ensino, decorrente das dificuldades de financiamento federal no setor da Educação e defasagem da remuneração.

A política envolve ações voltadas ao aprimoramento do papel que as instituições hospitalares desempenham em relação ao ensino e à pesquisa em Saúde, mecanismos de gestão hospitalar e mudanças na maneira como esses hospitais se inserem na rede do SUS.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;