Setecidades Titulo Manifestação
Grupo protesta contra centro logístico de Paranapiacaba

Ação pacífica acontece em frente à Estação Prefeito Celso Daniel em Santo André e reúne cerca de 50 pessoas

Anderson Fattori
Do dgabc.com.br
03/02/2019 | 16:57
Compartilhar notícia


Grupo com aproximadamente 50 pessoas promove manifestação contra a construção do centro logístico em Paranapiacaba,em Santo André. A ação foi agendada pelas redes sociais e acontece em frente à Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André. Com intuito de chamar atenção de quem circula pelo local, uma tenda foi montada para apresentações de rock, MPB e hip hop, além de cartazes colados nas paredes.

A ala exige que a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) interrompa o processo de licença para a construção do porto seco em Paranapiacaba. “Esse centro foi ato tendencioso de um (ex) vereador (Donizete Pereira, PV) e um empreendedor, que produziram artigo em uma lei chamada Luops (Lei de Uso e Ocupação de Solo) em Santo André, que passou a permitir que o empreendimento fosse instalado. Conseguimos revogar o artigo, mas o licenciamento continua. Como a Cetesb não interrompeu, estamos fazendo essa manifestação para alertar a população sobre o assunto”, explicou Viviane Alves, engenheira ambiental e professora da Universidade Metodista.

A ação é apenas a primeira programada pelo movimento SOS Paranapiacaba, que pretende organizar outros atos. “Somos um movimento livre, contamos com técnicos de diversas frentes, pessoas da sociedade civil de forma geral, várias instituições e faculdades. Acabamos de fazer reunião na UFABC (Universidade Federal do ABC), onde traçamos ações a serem realizadas. Esse ato é uma delas. Faremos manifestações e reuniões em escolas, em pontos estratégicos com grupos formados que sejam capazes de discutir essa ideia e produzir informações contra o centro logístico”, acrescentou Viviane.

A professora ressaltou que o grupo não é contra a construção de um centro logístico, mas sim no local escolhido. “Sabemos a importância da região de Paranapiacaba, que é onde nasce o Rio Grande, que abastece a (Represa) Billings. Existem vários outros pontos ao longo da ferrovia que é capaz de abrigar esse empreendimento”, finaliza.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;