Palavra do Leitor Titulo
Trem sem bala e sem velocidade

O TAV (Trem de Alta Velocidade) entre São Paulo e Rio de Janeiro, ou trem-bala, como...

Dgabc
01/04/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

O TAV (Trem de Alta Velocidade) entre São Paulo e Rio de Janeiro, ou trem-bala, como é mais conhecido, é no mínimo motivo de preocupação e questionamentos. Será que isso é realmente importante? Será que é obra prioritária como o governo federal afirma? O modelo apresentado é o melhor, avaliando custo-benefício?

O projeto do TAV mostra que não houve clara caracterização e estudo dos problemas. Não foram analisadas outras alternativas, de menor custo, como trens de velocidade intermediária, mudança na estrutura aeroportuária, ampliação e recuperação de rodovias, reformulação de procedimentos de segurança de voo, redistribuição de voos entre aeroportos, conexão ferroviária entre os centros urbanos e aeroportos mais afastados, entre outros.

A mobilidade urbana, por exemplo, poderia ser melhorada com investimentos em metrô, VLT e corredores de transporte integrados poderiam apresentar melhor relação custo-benefício e, certamente, alcançariam grande massa de usuários de baixa renda, ao contrário do TAV, cujo público-alvo é de alta renda, o que representa a minoria da população. Avaliando custo e benefício, percebemos que ao invés do TAV, poderia ser feito o TVA (Trem de Velocidade Alta). Mas qual a diferença? Enquanto o primeiro atinge 380 km/h e normalmente não chega ao seu pico de velocidade, o segundo percorre 250 km/h, mantendo constância, o que é mais viável. O mais importante é que o tempo de viagem mudaria pouco e o custo do projeto teria redução de 30%.

O que me estranha nessa história é que o governo federal esconde, ou por maldade não torna públicas, essas informações. Concordo que o Brasil precisa de novos meios de transporte de massa, o sistema aéreo não é suficiente, pois o País cresce a cada dia.

Estamos passando por bom momento econômico e com boas perspectivas para o futuro, mas temos que criar mecanismos viáveis e que sejam realizados de maneira correta e transparente.

O leilão do TAV Rio-São Paulo já foi adiado duas vezes, e quando foi realizado, em julho do ano passado, não houve interessados. Por isso o modelo de licitação foi alterado e o edital da primeira parte da licitação deve ser publicado em abril. Será que desta vez sai ou a marca do governo federal nesse projeto será o fracasso e a criação de trem sem bala e sem velocidade?

Orlando Morando é deputado estadual pelo PSDB.

Palavra do Leitor

Inovação

Bafômetro que interrompa a ignição do motor do carro se o motorista estiver alcoolizado. É minha ideia e um projeto que no contexto de fatores pode beneficiar a sociedade e comunidade em todos os sentidos. Seria a solução dos problemas que repercutem na atualidade.

Kiyoshi Ikeda

Santo André

Justiça

A decisão da terceira seção do STF (Superior Tribunal de Justiça) de inocentar homem acusado de estuprar três crianças de 12 anos, alegando que o fazia porque as menores se prostituíam e, portanto, tinham vida sexual ativa, pune as vítimas, inocenta o criminoso e afronta os princípios que deveria defender. A prioridade de proteção ao menor como cidadão em desenvolvimento e sujeito de direitos deveria ser o foco no peso do julgamento. É dever das famílias, do governo e da sociedade assegurar esta proteção. A decisão do tribunal vai na contramão do interesse público e é enojável.

Gecimar Evangelista

Mauá

Crenças

Vivemos em um mundo onde o que mais observamos é a discriminação por crenças religiosas. No Brasil são os evangélicos. A história já nos mostra que os Fariseus (homens santos na época) perseguiram Jesus e conseguiram crucificá-lo, pois ele não atendia os preceitos de uma organização. Atualmente presenciamos a mesma coisa, evangélicos criando situação de constrangimento para outros que não compartilham da mesma visão. Ou seja, estamos vivendo a mesma situação, pessoas que se dizem únicas aos olhos de Deus contra os demais. E se fosse permitido todos aqueles ‘excluídos' iriam seguir o mesmo caminho de Jesus. Por isso, Jesus retornando (pois é isso que os evangélicos acreditam), isso é, se ele já o fez, com absoluta certeza ele ficaria entre as pessoas comuns, para mostrar que o ser humano não aprendeu absolutamente nada sobre amor e respeito, apenas continuam com seus julgamentos e condenações. E a história se repete.

Alexandre Antônio Galves Gori

Santo André

Lei Seca

Acho que os ministros da 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça ou não têm o que fazer ou acham que são Deus. Deram grande passo, para trás, ao determinar que só é possível processar o motorista que estiver alcoolizado ao volante através do exame do bafômetro ou dosagem alcoólica. Como é direito do cidadão não gerar provas contra si, por mais grave que seja o crime, é só pagar a fiança, ir para casa e responder por ele em seu aconchegante lar. Enquanto nossos políticos não tiverem na consciência que o Código Penal tem que ser revisto, o País continuará sendo, infelizmente, a baderna de hoje. Até a presidente Dilma falou em mudanças drásticas nessas leis, mas parece que os passeios a fizeram esquecer do assunto. Isso até acontecer com parentes deles, aí sim vai doer bastante. Basta de hipocrisia, preservem nossas vidas.

Flávio Giroldo

Santo André

Resposta

Em referência à carta do leitor Antônio Marcos Costa (Santo André, dia 29), a Prefeitura de Mauá solicita ao munícipe que indique o ponto em que a faixa de pedestres foi pintada sobre a lombada. Se o problema existe, será rapidamente solucionado.

Prefeitura de Mauá




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;