Cultura & Lazer Titulo Teatro
Os fantasmas de Nelson
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
13/04/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Único monólogo de Nelson Rodrigues, 'Valsa nº 6', que tem exibição gratuita no Sesi Santo André, amanhã, é levada ao palco pelo diretor Marco Antônio Braz com dois atores em cena, um deles interpretando o escritor na sina de dar vida à protagonista da montagem.

Lívia Ziotti e Rodrigo Fregnan, da Cia Círculo dos Canastrões, encenam o texto. Escrita em 1951, é uma das peças mais desafiadoras - e também montadas nos últimos anos - de Rodrigues.

O espetáculo, feito para celebrar o centenário do escritor e dramaturgo, conta a história da garota Sônia, 15 anos, que ‘acorda morta e desmemoriada' e busca entender o motivo pelo qual não está mais viva.

No limiar da mocidade e da maturidade, a protagonista se desdobra em duas, por vezes explorando sua faceta infantil e em alguns momentos soando mulher.

Ao mesmo tempo em que tenta se lembrar do que ocorreu em seu último sopro de vida, a mocinha revela detalhes do passado e projeta os sonhos que existiram. Memória e invenção fazem dos recortes das histórias de Sônia um quebra-cabeça a ser montado também pelo público.

ADAPTAÇÃO
O diretor, pelas rubricas do texto, viu fonte de densidade emocional que transpassava o monólogo e decidiu colocar o escritor em cena para mostrar a força do seu processo criativo. Nelson se revela à frente das páginas em branco onde preencherá a vida que pretende dar a Sônia e nos personagens masculinos presentes na trama. A versão, apesar da inclusão do personagem, é fiel ao original.

A criação do enredo partiu de decisão de Nelson Rodrigues de fazer uma peça de baixo custo para a estreia de sua irmã, Dulce, nos palcos. Apesar de não atingir sucesso popular, a montagem foi aclamada pela crítica da época.

Valsa nº 6 - Teatro. No Sesi Santo André - Praça Doutor Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4996-8633. Amanhã, às 20h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;