Setecidades Titulo
Observatório de Diadema reabre no próximo sábado
Do Diário do Grande ABC
03/11/2003 | 23:37
Compartilhar notícia


O Observatório Astronômico de Diadema – o único do Grande ABC – será reaberto no sábado, a partir das 19h30, após passar o mês de outubro fechado por problemas de manutenção. O impasse foi resolvido nesta segunda durante reunião entre o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Diadema, Carlos Kopcak, e o geógrafo e diretor do Saad (Sociedade Astronômica e Astrofísica de Diadema), Milton Barros.

Segundo o geógrafo, os reparos no prédio já começaram e o telescópio também passará por manutenção. “Teremos um outro equipamento, emprestado por outro membro do Saad, para observar o eclipse lunar que acontecerá durante a noite de sábado”, disse Barros, ao explicar que será realizado um contrato com um profissional especializado para fazer o conserto.

As visitas recomeçam na segunda-feira. Antes do fechamento temporário, o Observatório atendia 80 estudantes de escolas da região, três vezes por semana. O secretário garante que a reforma não atrapalhará o expediente do local. “Conseguiremos conciliar os reparos e as visitas”, afirmou.

Além disso, foi elaborado um novo plano de trabalho para buscar parcerias com as universidades do Grande ABC. “É uma tentativa de melhorar a qualidade do serviço”, afirmou Kopcak. “Os estudantes teriam a oportunidade de utilizar os equipamentos”, complementou.

Eclipse – O Observatório de Diadema está localizado na rua Antônio Silva Cunha Bueno, 1322, Jardim Inamar. Foi construído em 1992, junto a biblioteca e ao Centro Cultural. É a única opção na região para quem deseja observar o segundo eclipse total da Lua, que acontecerá no sábado, a partir das 20h15 – pois Planetário do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, está em reforma e só será reaberto em 2004. O local ficará aberto, excepcionalmente, enquanto durar o fenômeno.

O agendamento prévio para grupos com mínimo de 10 pessoas começará na segunda-feira, de 14h às 17h, pelo telefone 4043-5723. Durante o dia, o visitante pode ir ao local às segundas, quartas e quintas, entre 14h e 17.

À noite, pode observar os astros às segundas, terças e quintas, das 19h30 às 22h30. Os estudantes participarão de palestras sobre a formação do Sistema Solar, dos planetas, da Lua e das estrelas. No último domingo do mês, o prédio fica aberto das 19h às 22h, somente para o observação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;