Setecidades Titulo
S.Caetano distribui 100 mil exemplares de segurança
Sucena Shkrada Resk
Da Sucursal de São Caetano
01/06/2002 | 17:02
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano começa a distribuir nesta segunda-feira 100 mil exemplares do manual de segurança, que faz parte do projeto de segurança integrada do município – o 199 SOS Cidadão. Os primeiros a receber as cartilhas serão os alunos da rede de ensino da cidade, da educação infantil ao ensino médio. As outras 52 mil unidades serão encaminhadas aos moradores junto com a conta de água.

O manual é dividido em nove tópicos, distribuídos em 30 páginas. Os primeiros itens são segurança pessoal nas ruas, cuidado com as crianças e cartões de crédito e caixas eletrônicos. Também há conselhos para evitar golpes, assaltos a residências e a automóveis. O manual também dá dicas para evitar seqüestros e deixar a casa vazia na hora de viajar.

As recomendações são básicas, como evitar andar sozinho ou carregar muito dinheiro. Em relação às crianças, o manual aponta 13 propostas, com destaque para a atenção redobrada a comportamentos impulsivos. Entre eles, aceitar carona de motoristas ou presentes e alimentos de desconhecidos.

Quanto aos cartões de banco ou de crédito, a dica é exigir que o comprovante inutilizado em estabelecimentos comerciais seja rasgado.

O maior número de alertas (25) são relacionados a golpistas. O manual diz que o usuário deve sempre ser desconfiado. Ficar atento com propagandas enganosas, fiscais que pedem propina e com supostos métodos especiais de reproduzir dinheiro – o chamado conto da guitarra.

Para a produção do material, foram coletadas informações das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das diretorias de Saúde e Vigilância Sanitária, e Transportes e Vias Públicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;