Setecidades Titulo
Violência afugenta usuários de área de lazer em Mauá
Do Diário do Grande ABC
24/10/2003 | 21:33
Compartilhar notícia


Os freqüentes atos de vandalismo estão inutilizando o espaço de lazer do Caic (Centro de Atendimento Integrado à Criança) do Jardim Oratório, em Mauá, que inclui uma quadra de esportes coberta. O lugar recebeu manutenção da Secretaria de Serviços Urbanos há duas semanas, mas voltou a ser depredado. As paredes estão pichadas, os refletores parcialmente destruídos e os banheiros sem condições de uso.

Além disso, um terreno ao lado virou depósito de entulho e está cheio de telhas quebradas. Segundo o autônomo João Lopes, as telhas seriam usadas para a construção de um galpão. O local sediaria uma ONG (Organização Não-Governamental) que faz trabalhos com a comunidade. “Ouvi dizer que o material teria sido doado pela Philips”, disse Lopes. Mas a empresa informou, por meio da assessoria de imprensa, que não fez qualquer tipo de doação para o bairro. Os responsáveis pela ONG não foram encontrados até o fechamento da edição.

A má conservação da quadra afugentou os freqüentadores. “As pessoas não têm coragem de vir até aqui. Com o abandono, o espaço se transformou em ponto de usuários de drogas”, explicou o autônomo, que mora há 17 anos no bairro. Ele culpou a Prefeitura pela falta de manutenção da quadra. “Eles deveriam cuidar para que o local não ficasse neste estado”, afirmou.

O desempregado Fernando Almeida, de 23 anos, um dos poucos a usar o espaço, acredita que um segurança inibiria a ação dos vândalos. “Se tivesse alguém que cuidasse da quadra, não teríamos este tipo de problema”, disse.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Mauá rebateu as críticas de Lopes. A quadra teria recebido manutenção há duas semanas. Nos últimos três meses, o espaço teria sido visitado três vezes pelos funcionários da Prefeitura. Normalmente, a Secretaria de Serviços Urbanos faz a manutenção dos 33 estabelecimentos de ensino duas vezes por ano.

Com relação à violência, informou que não tem condições de remanejar um segurança exclusivo para o local, pois isso, de acordo com a assessoria, prejudicaria o policiamento nos demais bairros da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;