Setecidades Titulo
Mauá recebe proposta para criação de viveiro
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
15/01/2007 | 22:35
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Leonel Damo (PV), visitará quarta-feira os parques Guapituba e Gruta Santa Luzia. A intenção é verificar a viabilidade de construção de dois viveiros para destinar animais silvestres apreendidos na região. A proposta foi apresentada à Prefeitura e à Polícia Ambiental pelo empresário Jorge Ramalho.

Há mais de cinco anos, ele recebe, nos dois viveiros construídos em sua empresa, aves apreendidas pela polícia. O projeto, que começou pela paixão da família em criar pássaros, possui hoje cerca 400 animais – alguns em extinção – que aguardam para serem re-introduzidos na natureza.

“Já ampliamos os viveiros, mas não temos mais espaço físico, por isso apresentei a proposta”, explica Ramalho. Além dos periquitos, calopsitas, pássaros pretos e azulões, duas araras recebem diariamente cuidados de um veterinário contratado.

No projeto, o empresário pede que a prefeitura ceda espaço para a criação dos viveiros e disponibilize mão-de-obra especializada para cuidar dos animais. Toda a construção ficaria por conta da iniciativa privada.

De acordo com a proposta, a região conhecida como Cabo do Machado, no parque, seria destinada ao Ceta (Centro de Triagem de Animais Silvestres), onde técnicos e biólogos examinariam os animais. “O Ceta funcionaria como um Pronto-Socorro, onde as aves seriam examinadas, marcadas e separadas de acordo com a espécie.”

Depois, os pássaros seriam enviados para a Gruta Santa Luzia e abrigados em viveiros construídos no meio da mata. O objetivo é que as aves capturadas em situação ilegal consigam interagir com as que nunca saíram da mata até que possam viver sozinhas.

A aprovação da Prefeitura facilitaria também o trabalho da Polícia. De acordo oficiais do 1º Batalhão Ambiental do Grande ABC, a cidade Mauá e o Estado não dispõem de locais adequados para a destinação de animais apreendidos. A iniciativa de Ramalho seria uma boa opção para o destino dos bichos na região.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;