Cultura & Lazer Titulo
MiniPC da IBM tem 12,7 cm e processador de 800 MHz
Paulo Basso Jr.
Do Diário do Grande ABC
11/02/2002 | 19:21
Compartilhar notícia


A divisão norte-americana de pesquisas da IBM desenvolveu um computador portátil pouco maior do que um cartão de visitas. O equipamento possui um processador de 800 MHz, 128 MB de memória RAM, disco rígido de 10 GB e chip gráfico 3D com 8 MB de RAM.

O dispositivo, que tem 12,7 cm de largura, 7,6 cm de altura e 1,9 cm de espessura, foi batizado de Meta Pad. O aparelho – que foi apresentado oficialmente ontem, na Demo Conference, em Phoenix, nos Estados Unidos – encaixa-se em um acessório maior que inclui uma pequena tela plana, com 15,2 cm de comprimento e 2,5 cm de espessura.

Por enquanto, a IBM não tem planos de colocar o miniPC no mercado. A tecnologia, porém, servirá de base para novos projetos de microcomputação. A idéia da Big Blue é criar produtos para que o usuário carregue suas tarefas a qualquer lugar sem dificuldade.

A IBM, porém, não descartou a possibilidade de licenciar o Meta Pad para outras companhias que desejem vendê-lo. A empresa também irá consultar fabricantes de computadores e consumidores para saber a melhor forma de utilizar o equipamento. Medicina, alfândega, companhias aéreas e hotéis são algumas áreas em que o dispositivo pode ser aplicado.

O que faz do Meta Pad um aparelho tão pequeno é justamente a disposição dos componentes do computador. A fonte de energia e os conectores de entrada e de saída ficam na parte de fora do equipamento. Com isso, apenas processador, memória, dados e aplicações ficam embutidos no microcomputador.

De acordo com a Big Blue, o Meta Pad pode ser customizado conforme as necessidades do usuário. Assim, os componentes que estão fora da máquina tornam-se acessórios. A IBM também estuda a possibilidade de utilizar tecnologia celular no equipamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;