Economia Titulo Consumo
Região terá mais
879 lojas até 2012

Abertura de três shoppings e expansão de outros 3 centros
de compra irão movimentar setores de comércio e serviços

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
08/11/2011 | 07:08
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O bolso do consumidor do Grande ABC será alvo de intensa disputa em 2012. Isso porque, até o fim do próximo ano, 879 lojas serão inauguradas com o lançamento de três centros de compras e a expansão de outros três. No total, serão 1.923 estabelecimentos para que os moradores escolham, divididos entre oito shoppings – quase o dobro de pontos de venda disponíveis hoje, 1.044.

Para o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, o mercado não ficará saturado, pois ao menos entre os três novos projetos – um em São Caetano e dois em São Bernardo – vão trazer marcas novas. “A região tem potencial muito grande de consumo, com média salarial superior a muitos municípios do Estado.”

Outra característica é a tendência desses complexos estarem mais próximos dos grandes bairros, evitando o deslocamento para fazer compras, como acontecerá com o ParkShopping São Caetano, que está no bairro Cerâmica.

Em São Bernardo, o Golden Square Shopping, em construção na Avenida Kennedy, será responsável pelo maior número de lojas, 270. A previsão é de que a abertura seja em novembro de 2012. Orçado em R$ 280 milhões, o complexo promete trazer cinco marcas europeias inéditas para o País.

O ParkShopping vem em seguida, com 218 pontos, sendo que 190 deles estarão funcionando na inauguração, na quinta-feira. O empreendimento em construção em Ferrazópolis, o São Bernardo Plaza Shopping vai agregar 214 unidades.

EXPANSÕES - Entre as ampliações anunciadas, o andreense Grand Plaza Shopping contribuirá com 94 novas operações até outubro. O Mauá Plaza Shopping, que inicia neste mês sua expansão, terá 52 novos estabelecimentos e o Shopping Metrópole, em São Bernardo, entregará nas próximas semanas sua nova área, com mais 31 lojas.

O gerente geral do diademense Shopping Praça da Moça, Wilson Pelizaro, diz que existe demanda para a construção dos centros. “O complexo que tiver o melhor atendimento e o melhor mix de lojas vencerá a disputa.” Para 2013 é planejada renovação com mais 60 pontos.

A gerente de marketing do Mauá Plaza, Ariane Oliveira, diz que a administração fez pesquisa para identificar quais as marcas mais desejadas para compor a melhoria do shopping.

Marcas investem em formatos inéditos

O novo empreendimento em São Caetano dará espaço para os consumidores terem experiências diferenciadas de compras. Diversas marcas vão inaugurar formatos exclusivos de lojas nesta semana. Especializada em maquiagem, a marca Contém 1g quer atrair as clientes à loja para conhecer os produtos.

As atendentes da unidade das franqueadas Paula Buonfiglio de Castro Monteiro e Elaine Correa Preto receberam 150 horas de treinamento para virar maquiadoras profissionais.

Ainda no universo do consumo feminino, o empresário de São Bernardo Nelson Watanabe terá franquia da Spatifilus, marca mineira de calçados e acessórios no ParkShopping. Essa será a primeira unidade da rede no Estado de São Paulo.

No empreendimento de São Caetano também haverá a primeira filial da Camicado, especializada em produtos de cama, mesa e banho da região. A proprietária da marca, a Lojas Renner, também marcará presença como âncora no empreendimento.

A Rubinella, marca paulista de alfaiataria feminina que possui oito lojas próprias na Capital, será outra a estrear, endossando o segmento de vestuário. A Zelo lança sua terceira loja na região (possui uma em São Bernardo e outra em Santo André).

A inauguração do São Bernardo Plaza Shopping, que está sendo erguido pela BR Malls – dona do Shopping ABC –também promete marcas inéditas. Uma delas será a baiana Le Biscuit, nascida a partir de um armarinho em Feira de Santana. A rede, que comercializa material escolar, brinquedos e utensílios domésticos, é voltada para o público da classe C. Ela deverá fazer a estreia na região metropolitana de São Paulo com essa filial.

Brasileiro vai gastar entre R$ 85 e R$ 125

Os consumidores brasileiros deverão gastar nos centros de compras entre R$ 85 e R$ 125 com os presentes de Natal, mostra pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping. A entidade acredita que a movimentação financeira neste ano somará R$ 450 milhões entre os 766 shoppings do País. A quantia é 7% maior do que em 2010.

Segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, mesmo com a crise internacional, a economia do País segue aquecida, com os principais indicadores do varejo sinalizando bom momento. “Pagamento do 13º salário, confiança do consumidor estável e alta real do salário-mínimo colaboram para o otimismo do setor.”

Os produtos que os consumidores mais deverão comprar são notebooks, tablets, videogames, TVs de LCD, brinquedos e celulares. Os itens de vestuário e calçados também são bem cotados para a principal data do comércio varejista.

REGIÃO - Os shoppings do Grande ABC estão animados com o montante de R$ 1,8 bilhão que será injetado na economia com o pagamento do 13º salário aos 822,9 mil trabalhadores com carteira assinada. No Mauá Plaza, a gerente de marketing, Ariane Oliveira, estima que o tíquete médio de compra será de R$ 200. “Nossa maior aposta é para o segmento de vestuário, que representa 70% das operações do shopping”, afirma a gestora. O empreendimento estima que as vendas vão aumentar 22% frente ao ano passado.

No Praça da Moça, em Diadema, roupas, calçados e acessórios lideram as expectativas dos lojistas. Em seguida figuram os eletroeletrônicos e os tablets como as principais opções de compra. O gerente geral, Wilson Pelizaro, calcula que o gasto médio dos consumidores neste fim de ano será de R$ 160. “Esperamos aumento de 20% nas vendas na comparação com o Natal passado. Nossa campanha sazonal começa no dia 23”, diz.

 




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