Economia Titulo
SP bate recorde histórico de desemprego
Do Diário do Grande ABC
22/04/1999 | 17:52
Compartilhar notícia


A regiao metropolitana de Sao Paulo voltou a registrar desemprego recorde em março, segundo pesquisa da Fundaçao Seade. A parcela da populaçao economicamente ativa desempregada no mês passado ficou em 19,9%, 6,4% acima do total de fevereiro. É o maior número desde que a pesquisa começou a ser realizada em 85. O número de pessoas desempregadas foi estimada em 1,07 milhao.

A taxa acumulada soma o nível de desemprego aberto, de 12,9%, e o desemprego oculto de 9%. O último deles inclui também pessoas que procuram emprego, apesar de realizar algum tipo de trabalho eventual, sem perspectiva de continuidade.

Segundo a Fundaçao Seade, nos últimos 12 meses a taxa de desemprego total cresceu 9,9%. Os maiores aumentos foram registrados entre as pessoas com mais de 40 anos (15%) e chefes de domicílios (13,3%).

Também segundo a pesquisa, em março a indústria fechou 22 mil postos de trabalho. No caso da indústria de alimentaçao a retraçao ficou em 8,8%. No setor de metal mecânica os cortes atingiram 3,5%. Já o nível de ocupaçao das indústrias têxteis e de vestuário aumentou em 5,9%.

No comércio foram fechadas 61 mil vagas. No rumo oposto, o setor de serviços criou 30 mil novos postos.

Em fevereiro o rendimento médio dos ocupados caiu 2% e dos assalariados, 1,9%. Os assalariados com registro em carteira houve reduçao de 1,5% no salário médio. Para quem nao tem registro, a retraçao média ficou em 2,5%. Entre os trabalhadores autônomos, o decréscimo ficou em 4%. A pesquisa mostra também que as mulheres continuam ganhando menos que os homens, com salário médio de R$ 639,00 em comparaçao com a média de R$1.008 00 da parcela masculina da populaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;