Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Alunos aprendem sobre compostagem e energia sustentável

Oito escolas do município participaram do concurso literário do Diário ontem


Bianca Barbosa
Especial para o Diário

12/09/2018 | 07:00


 A 12ª edição do Desafio de Redação está a todo vapor. Ontem foi a vez de jovens de oito escolas estaduais de Diadema escreverem sobre sustentabilidade, entre elas a EE Anecondes Alves Ferreira, no Serraria. Na instituição de ensino, os estudantes aprendem sobre compostagem de alimentos e produção de energia renovável, projetos que casam com o tema do evento literário deste ano Uma Atitude Sustentável Pode Mudar o Mundo.

“Além de ser um estímulo à leitura e escrita, o Desafio ajuda nas propostas para a educação dos nossos alunos. Vai de encontro com os projetos que temos aqui também”, contou o coordenador pedagógico Gil Rodrigo Ribeiro, que está na função há quatro anos.

Segundo o coordenador, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio foram escolhidos para trabalhar com a compostagem de alimentos, que nada mais é do que a reciclagem de cascas e restos de frutas, verduras, e borra de café. A ação ajuda a diminuir a quantidade de lixo na unidade e cria adubo para as plantas.

Já os alunos do 3º ano trabalham em projeto piloto de produção de energia sustentável por meio de batatas. Após ser cozido, o tubérculo recebe placas metálicas. “Pelo que eu vi está dando certo”, contou Ribeiro.

As estudantes do 9° ano, Manuela Sílvia Almeida e Sabrina Pereira, ambas com 14 anos, acharam o tema da redação fácil. “É até um pouco clichê, mas continua sendo importante discutir”, disse Sabrina. Já Manuela, acredita que respeitar e preservar a natureza, são assuntos que devem ser tratados mais vezes. “Aqui a gente joga o lixo todo misturado, não ligamos muito para separação. Se discutíssemos mais, poderíamos pensar em alternativas sustentáveis para a escola e para as nossas casas”, disse.

O concurso literário é uma parceria entre o Diário e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano) e apoiado pela rede de academias Smart Fit.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;