Setecidades Titulo
Delegacia da Receita Federal é assaltada em Santo André
Selma Isis
Especial para o Diário
04/06/2000 | 21:43
Compartilhar notícia


   Oito homens fortemente armados com pistolas e revólveres de grosso calibre invadiram e assaltaram o prédio da Receita Federal de Santo André, localizado na avenida José Cabalero, no Centro da cidade, na noite de sábado. Eles ficaram aproximadamente oito horas dentro do edifício, que está sendo reformado, e só deixaram o prédio depois de lotarem os veículos utilizados no assalto, duas Kombi e um caminhao-baú. A ousadia dos ladroes foi tamanha que parte do grupo deixou o local com os equipamentos roubados e voltou mais tarde para levar o restante.

Por volta das 19h, dois assaltantes dominaram os vigilantes José Antonio de Santana e Cassemiro Francisco dos Santos, além do bombeiro Nilton Miguel de Jesus. Em seguida, os ladroes telefonaram para seus comparsas, que estacionaram um caminhao-baú e uma Kombi bege dentro da garagem do prédio, cuja entrada fica na avenida Portugal.

Os dois vigilantes e o bombeiro foram levados até a guarita. "Ele (um dos assaltantes) nos obrigou a ficar sentados e olhando para o chao o tempo todo", disse o vigilante Santos.

Enquanto isso, os assaltantes começaram a recolher equipamentos eletrônicos utilizados pelos funcionários, e também renderam o pedreiro Edilson dos Anjos Oliveira e o servente de pedreiro Erenildo Santana de Souza, que trabalhavam no prédio.

Após carregarem os dois veículos, parte do grupo deixou o prédio. Cerca de uma hora depois, o assaltantes voltaram ao local, com outras duas Kombis, uma bege e outra branca, na qual colocaram mais equipamentos. "Levaram quase tudo. Até mesmo café, açúcar e garrafas térmicas", afirmou Santos.

Os assaltantes só deixaram definitivamente o prédio às 2h25. Antes de saírem, trancaram os vigilantes em uma sala. "Depois que foram embora, conseguimos arrombar a porta e avisar a polícia."

Durante as quase oito horas que ficaram no prédio, os assaltantes roubaram aproximadamente 200 equipamentos, entre computadores, videocassetes, impressoras, máquinas de escrever, aparelhos de TV, fornos de microondas, geladeiras, calculadoras e copiadoras.

Por se tratar de um edifício apenas administrativo e nao haver depósito de produtos de contrabando apreendidos, há a possibilidade de que o objetivo da invasao fosse, por exemplo, obter dados das memórias dos computadores e que o volume de material roubado tenha servido, apenas, para disfarçar a intençao da quadrilha, ou para o grupo conseguir um lucro maior.

O caso foi registrado no 1º DP de Santo André, no B.O. número 6095.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;