Cultura & Lazer Titulo
'Viola, minha viola' celebra 30 anos no ar
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
16/06/2010 | 08:32
Compartilhar notícia
Divulgação


São 75 anos de vida, 30 deles vividos à frente de um dos mais populares programas de música da televisão brasileira. As efemérides que Inezita Barroso e o Viola, Minha Viola comemoram em 2010 não são poucas e merecem toda a pompa.

Hoje, a festa será feita no Auditório Ibirapuera com gravação do programa que irá ao ar em um dos próximos domingos. Artistas como Daniel, Almir Sater, As Galvão, Liu e Léu e Cezar e Paulinho comandarão o musical ao lado da apresentadora. Os 400 ingressos gratuitos foram distribuídos ao público e esgotados rapidamente.

CARREIRA
O programa estreou no dia 25 de maio de 1980. A partir da terceira edição, em junho, Inezita substituiu os apresentadores Moraes Sarmento e Nonô Basílio. Ao todo, o Viola, Minha Viola soma mais de 1.400 edições, ininterruptamente apresentadas nesses 30 anos.

A marca do trabalho é a aproximação e simpatia de Inezita para com o séquito fiel de fãs que a acompanham desde sempre. A popularidade se deve também à farta distribuição de cultura de raiz.

Fitas e cores que lembram as grandes festas populares de todo o País compõem o cenário, que já recebeu artistas como Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, e Pedro Bento e Zé da Estrada.

HISTÓRIA
A paulistana Ignez Magdalena Aranha de Lima, nascida em 4 de março de 1925, na Barra Funda, é uma enciclopédia viva da música e do folclore nacionais. Inezita é intitulada doutora Honoris Causa em Folclore pela Universidade de Lisboa.

Como cantora, ela atua desde os 7 anos. Entre dezenas de álbuns, coleciona sucessos como Marvada Pinga e A Moda da Mula Preta.

Na televisão, começou a carreira na TV Record, sendo uma das primeiras cantoras a ser contratada por uma emissora de televisão. Em seguida, passou pela Tupi e outros canais, até chegar à Cultura.

Até o ano passado, Inezita lecionava em duas universidades de São Paulo. Hoje ainda excursiona pelo Brasil todo fazendo shows.

Seu programa é gravado todas as quartas-feiras no auditório Franco Zampari, na Capital, com entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;